Impossível chegar na Espanha e não sentir o clima hospitaleiro dos espanhóis sangue quente, principalmente a glamourosa Madrid. Cheguei na capital espanhola no horário de almoço e que hora boa para se conhecer os deliciosos restaurantes ao redor da Plaza Mayor, ponto turístico super agradável de Madri e ponto de encontro de festivais, feiras, entre outros eventos festivos. Paguei almoço por 8 euros, bem barato, refeições completas com entrada, prato principal, bebida e sobremesa.
Almocei e já comecei a bater perna pelas ruas lindas do centro. Saí do hotel e peguei um ônibus que passava em frente ao meu hotel, tem coisa melhor? Barato também o transporte público, paguei ao próprio motorista pouco mais de 1 euro e pronto....já havia pesquisado muito sobre Madrid, sabia que o comerciante era simpático e adorava barganhar, certo, sempre conversando conosco e tentando nos agradar sempre!
Andando fui me deparando com ruas limpas, povo simpático e quando olho à minha frente, me deparo com um espetáculo chamado Palácio Real Espanhol! Sem exitar, obviamente entrei, estava acompanhada de duas amigas, também amantes de história como eu, uma delas professora de história aposentada. Cada metro quadrado percorrido naquelas luxuosas salas, me levaram sem dúvida há séculos passados e fui me imaginando nos grandes bailes de gala, jantares, reuniões com os reis, chás das rainhas....quantas ilusões boas. Salas requintadas, cortinas em veludo, muitas delas vermelhas; vários aposentos, por ali viveram diversas gerações reais. Os adornos com marcas registradas. Inesquecível ver imagens de reis e rainhas...vale a pena. Dei sorte, entrei sem pagar!
Bora agora falar um pouquinho mais sobre a gastronomia de Madri e claro, Mercado São Miguel. Lá é o paraíso das delícias, frutos do mar, paella, camarões de todos os jeitos, caldeiradas de frutos do mar, sangria, cerveja, caviar e muito mais. Amei tudo que provei, e me deliciei com a sangria! Preços baixos, sangria na faixa de 2 euros, lulas e camarões, porções a partir de 3 euros.
Vamos descansar? Não, Rafita acordava cedo e já se mandava. Agora percorrendo ás ruas de diversos bairros, cheguei no Estádio que bate meu coração, Real Madrid!!! Quanta emoção, meu filho também adoraaaaaaaa, amei estar ali!
Partiu pra mais aventuras, claro, Madri não pára, uma mega capital com mais de três milhões de habitantes sempre tem trânsito pesado, novamente fiz uma refeição pelo centro, próximo Às grandes lojas e comi bife de chorizo com fritas, também uma bagatela de 7 euros, com vinho!
Chegou a vez de visitar uma dos museus mais lindos e requisitados do Mundo, Museu do Prado. Obras maravilhosas, as minhas prediletas foram aquelas feitas especialmente para dar de presente para diversos reis e rainhas. Coroações, dentre outros. Lá não se pode fotografar e tem horário especial que também se entra gratuitamente.O Rei Carlos III pediu para que fosse construído o museu porque achava Madrid com pouca cultura, Inaugurou em 1819. Lá têm obras espanholas, alemãs, francesas e flamencas.
Quem vai para Madri certamente conhecerá a deslumbrante Catedral de La Almudena. Uma construção lindíssima que impressiona de longe. Suas torres e interior aconchegante e acolhedor. A Catedral está localizada praticamente de frente ao palácio Real, ou seja, você faz duas visitas no mesmo dia.
Outro ponto turístico imprescindível em Madrid faz parte da cultura local que não agrada muitos povos é a Praça de Touros, Plaza de Toros de La Venta. As touradas são as mais famosas do mundo e ainda acontecem . A temporada de touradas, os espetáculos com os animais vão de março a outubro. A construção tem estilo árabe, há muitas assim em Madrid.
Pessoal, me despeço por aqui e espero ter ajudado. Ah, muito bom fazer compras nos supermercados em Madri, barato e vinhos saborosos!