terça-feira, 19 de setembro de 2017

Morretes encantadora do Paraná

Morretes é uma bela cidade no litoral do Paraná, considerada a princesinha da região ao pé da serra. A elegante cidade tem pouco mais de 16 mil habitantes (segundo censo IBGE) e é rodeada de rios, o principal é o Nhundiaquara, nome indígena. No verão, a cidade que passa muitas vezes de 40 graus, recebe visitantes não só do Paraná, mas de diversas regiões do país e sabe por quê? Morretes é a famosa Terra da cachaça de banana, muito famosa mesmo. Diversos sabores e modos de preparo artesanais que estão agradando o paladar em outros países.

Morretes é uma típica cidade de interior cheia de coisas lindas e comidinhas gostosas que vão além de uma boa cachaça artesanal. Morretes tem como prato típico o barreado, uma carne cozida em uma panela de barro vedada, ali a carne fica por um dia inteiro. Os restaurantes servem o prato típico com muita alegria, sendo que o barreado é servido com um pirão que tem que ficar grudadinho no prato, acompanhado de arroz branco, laranja e banana. Não esquecendo que o prato é acompanhado também da tradicional cachaça morretense. Ainda tem o churrasco de búfalo, a região tem diversas criações deste animal.

O artesanato local é comercializado em uma feira livre no centro da cidade. São diversos produtos como panos de prato, objetos feitos de raiz de alguma planta, juta e vime; brinquedos de madeira e tapeçaria, tudo feito à mão.









O Rio Nhundiaquara é a sensação da cidade, ele fica em volta do centro, da praça principal que abriga um belo coreto. Existem restaurantes e sorveterias que ficam lotados aos finais de semana, também pudera, quem não quer apreciar um rio tão lindo!!!!!
No mês de abril Morretes recebe os turistas para a famosa Festa Feira e Agrícola, uma festa que já está na 34º edição. A feira tem exposição de frutas e hortifrúti produzidos na cidade, cachaças de diversos sabores, licores e as iguarias locais, além de shows com artistas da região. Cada voltinha pela feira é bem apreciada, por lá também se vê compotas de frutas, conservas diversas e muita animação, uma ótima dica de passeio!!!

Trem
E ainda não acabou, Morretes recebe o trem com passageiros que atravessa a Serra do Mar. Este passeio tradicional é muito antigo, na verdade era desta forma que se chegava ao litoral do Paraná no século passado. Atualmente o passeio pela Serra do Mar pode ser feito descendo por Curitiba, ou voltando por Morretes. O trem oferece comida e bebida. Mais informações aqui  https://serraverdeexpress.com.br/

Morretes fica a apenas 70 km de Curitiba, fácil acesso tanto de carro, ônibus e claro, de trem! Espero que tenham gostado das dicas!

domingo, 3 de setembro de 2017

Senhora Portugal, a europeia alegre

Costumo sempre dizer que tenho grande estima pela Europa, gosto dos países e da maneira como vivem, mesmo tendo cada país suas particularidades, mas Portugal é um dos que me fascina, seja pela língua, mas também  pela maneira com que tratam os turistas.

Por essas e por outras, aportei mais uma vez nas terras lusitanas e só trago na bagagem lembranças maravilhosas da minha segunda passagem por lá. Claro que nos primeiros dias vou correndo para os bairros centrais como Rossio, Chiado, Bairro Alto e Belém, amo todos estes. Por ando passei ia sentindo aquele cheirinho gostoso de café e me deslumbrando pelas vitrines das confeitarias e pastelarias (padarias). Claro que fui comer o delicioso pastel de Belém, sempre lotado de turistas sedentos e alegres de provarem uma iguaria famosa mundialmente.

Lisboa é essencial na alegria dos comerciantes, gosto de cruzar suas vias, seja a pé, de metro, carro ou de ônibus. Transporte eficiente o público, com 1,25 euros, você anda de metro, se quiser gastar mais, pode comprar um cartão unificado de transporte, usa os elétricos (bondes), metro e ônibus, com um único cartão recarregável. Recomendo!

Restaurantes sempre cheios e ofertando variedades n os cardápios, assim como os preços, acessíveis a todos os bolsos. Come-se no Rossio, na Praça do Comércio e redondezas por 15 euros (refeição). Bebidas têm preços acessíveis também, sem contar as redes de fast food com combos de lanches por 3 euros. Comam bacalhau, bastante bacalhau rs

Vamos falar da Torre de Belém, fiz muitas fotos lá, adoro aquele local peculiar, que agora ganhou letreiro com a palavra LOVE. Este local emblemático sempre está repleto de turistas, ora, deve estar mesmo, a história viva portuguesa ali está... não me canso de passar por lá....Sempre recomendarei uma parada na Torre.

Passear em Lisboa me emociona, acredito que sejamos muito parecidos com os portugueses e colonização trouxe muito de Portugal para o Brasil, minha cidade é um exemplo em suas edificações. Percorro cada rua e me sinto em casa, portugueses educados sempre e prontos para bem nos atender. Adoro a Praça do Comércio, o Arco da Augusta, o Tejo, Rio esplendoroso que não me canso de me postar às suas margens e me sentir feliz.

Mosteiro dos Jerômimos, lindo e a história sempre viva ali dentro com os túmulos de Luiz Vaz de Camões e do navegador Vasco da Gama. Ali próximo o Museu dos Coches, as carruagens mais belas da realeza da Europa, lugar perfeito para um belo passeio. Quer saber mais, passeie de elétrico, os bondinhos mais bacanas de Portugal, vá ao Monumento os Descobrimentos, ali está contada nas esculturas a história da navegação e dali partiram as caravelas rumos ao país desconhecido, o Brasil.
Bairro Vaco da Gama, maravilhoso com uma arquitetura moderna, projetado para uma finalidade mais comercial, com projeção ao esporte também e Exposições internacionais. Lá encontra-se o Oceanário de Lisboa, o teleférico e as bandeiras de todos os países no Parque das Nações, divino, elegante e sensacional aos meus olhos. Lá há uma bela orla com vista para a Ponte Vasco da Gama e um deck gigante para apreciação deste encantador lugar lisboense.

Mais uma grande descoberta, Palácio de Queluz! Me encanta palácios, reis e rainhas...belo Jardim harmônico, pena que desta vez estava em obras, mas consegui contemplar assim mesmo.

Sintra, Oeiras, Cascais

Estar no litoral é sempre bom, mas estar nas praias portuguesas é ainda mais sensacional. Eu adoro Cascais, tem praias lindas e uma estrutura adequada para nos receber. Desta vez estive na Boca do Inferno, rochas perfeitas com uma paisagem fora do comum, e dei tanta sorte que o Sol estava indo embora, brilhante e sorridente. Tive a honra de curtir uma praia em Oeiras, na Baía dos Golfinhos, amei!!! Um conselho, a partir das 17 hrs no verão já começa a ventar, leve sempre um casaco...imagens perfeitas de lugares raros!

Agora a majestosa Sintra e seus magníficos castelos, como o da Pena, por exemplo, local dos verões da realeza portuguesa. Um cenário magnífico onde podemos entrar no castelo, passar por quartos e demais instalações, salões de jantares, entre outros. Sintra é toda linda, com o centrinho, as lojinhas, a famosa Pi

riquita e a Sacolinha, confeitarias tradicionais portuguesas, museus...ufa!!!!!! Falar de Sintra demora, estou resumindo o máximo que posso!




















Licor de ginginha, uma frutinha única de Portugal, uma espécie de cereja, mas com gosto mais forte e ácido. Este licor é uma delícia é comercializado a 1 euro para provas e também vendem garrafas de vários tamanhos e preços. Não posso deixar de ir nestas bandas! Amo!

Espero que tenham gostado! Sempre à disposição para sanar dúvidas!