domingo, 2 de fevereiro de 2014

Governo do Paraná amplia oferta de testes rápidos de saúde no Litoral

O Governo do Paraná, em parceria com os municípios do litoral, está ampliando o número de postos de atendimento que oferecem os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A medida foi tomada para aumentar a capacidade de realização dos exames, devido à grande procura pelo serviço nos últimos dias. 

A partir desta semana, mais 10 novos pontos passaram a ofertar os testes em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Agora, além das tendas montadas na praia Central de Guaratuba e calçadão de Caiobá (Matinhos), os testes estão disponíveis nas unidades básicas de saúde dos municípios. 

Também foi ampliado o horário de funcionamento das tendas da saúde na praia, que agora vão atender durante todos os dias da semana, das 9h às 16h. Antes, o atendimento era realizado apenas nos finais de semana, de quinta a domingo. 

Em 20 dias de atividade, foram realizados 1.407 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C em todo o Litoral. Até agora, já foram identificados cinco casos de HIV positivo, nove de sífilis, quatro de hepatite B e um de hepatite C. “A importância de oferecermos os testes rápidos e identificarmos exames positivos para doenças graves como estas é que o cidadão pode iniciar o tratamento imediatamente. São doenças silenciosas e que poderiam apresentar sintomas somente em estágios avançados, onde o tratamento é muito mais difícil”, alerta a coordenadora do programa estadual de DST/AIDS, Elisete Ribeiro. 

No caso do HIV, o teste serve como diagnóstico definitivo. Quando algum caso é identificado, a pessoa é encaminhada imediatamente para iniciar o tratamento no serviço de referência mais próximo de sua residência. Já para sífilis e hepatites B e C, o exame é uma triagem. Por isso, quando o teste dá positivo, ainda é necessária a realização de exames complementares. 

Além dos testes rápidos, as tendas oferecem preservativos (masculinos e femininos), materiais educativos sobre prevenção de diversas doenças e o serviço de Ouvidoria, para reclamações, sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informação sobre o SUS no Paraná. 

Quem também aprovou o trabalho das tendas da saúde foi Guanes Ramona, paraguaia da cidade de Assunção (capital). Ela passa férias nas praias do Paraná e afirmou que o serviço é extremamente importante para divulgar informações relevantes da área de prevenção de doenças. 

“Geralmente nos preocupamos com a saúde somente quando já sentimos algum sintoma ou temos um problema maior. Só que isso pode ser tarde demais. Temos que tornar a prevenção e o cuidado com a saúde uma rotina”, afirma Ramona. 

As tendas da saúde na praia funcionam até o Carnaval. Equipes de saúde dos municípios também estão promovendo ações itinerantes para levar os testes rápidos para colônias de férias, associações, clubes e outros locais com grande fluxo de pessoas. 

Foto: Kássio Pereira/SESA
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário