O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, anunciou nesta quarta-feira (12) a duplicação da PR-407, num trecho que vai do Km 0 ao Km 5. A obra será tocada em parceria pela Ecovia e pelo Governo do Estado, por meio do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). Inicialmente, o investimento estava previsto para 2015, mas foi adiantado após o prefeito pedir pessoalmente, em diversas audiências.
Segundo o cronograma da empresa, as obras devem começar em maio e devem ser concluídas em novembro deste ano.Além da duplicação, o projeto técnico prevê a criação de vias marginais (do km 0 ao km 5) com passeios, ciclovias, estacionamento e canteiros centrais estilo New Jersey com grade – iguais aos usados na entrada de Curitiba.
Para melhorar a circulação entre veículos e pedestres e evitar acidentes,será construído um viaduto na interseção da PR-407 com a avenida Bento Munhoz da Rocha. De acordo com o prefeito, as mudanças resolvem um problema antigo da cidade. As mudanças trarão uma nova cara e uma nova realidade para os moradores dos bairros no entorno da PR, que vinham sofrendo com a falta de segurança e com o constante congestionamento no local”, afirmou.
Extensão
No projeto originalmente apresentado ao prefeito, a construção de vias marginais, passeios e ciclovia não contemplava a região que será atendida, daqui a alguns anos, com cerca de 3 mil casas populares. Para contornar o problema, seria necessário estender o projeto, alcançando a região do IFPR (Instituto Federal do Paraná), que vem recebendo investimento em habitação.
Passarelas serão construídas próximo à entrada do Jardim Esperança (próx. banca do Zé Luiz), outra ligando o Jardim Ouro Fino à Vila Garcia e outra próxima ao IFPR (Instituto Federal do Paraná).
O diretor-geral do DER-PR, Nelson Leal Júnior, autorizou imediatamente a extensão do projeto. “É claro que vamos fazer, entendendo que aquela região será alvo de investimentos em habitações populares. É onde a cidade deve crescer. Esperamos que as obras acabem com os problemas de segurança e tragam mais desenvolvimento ao local”, afirmou, salientando que o diálogo entre o Governo do Estado e a Prefeitura tem sido proveitoso e com vistas ao desenvolvimento do município.
Com essas obras, a região contemplada terá mais segurança, visto que vários acidentes graves e com mortes já ocorreram na PR 407 por se tratar de uma rodovia cortada por diversos bairros em fase de expansão.
Rafaela Cunha com informações da Secretaria de Comunicação da Pref. de Paranaguá
Nenhum comentário:
Postar um comentário