domingo, 9 de outubro de 2016

Vamos a Lisboa "ora pois"

Estive em Portugal em setembro de 2015 e claro, me apaixonei pela Terra de Cabral. Rodei por algumas cidades e praias, mas fiquei alguns bons dias em Lisboa, a capital sensacional portuguesa. Lisboa é a cidade de povo alegre e receptivo, desde o atendimento nos hotéis, restaurantes e por incrível que pareça, até no aeroporto!

Quem vai a Lisboa quer passear de bondinho elétrico, conhecer os principais pontos turísticos e atacar as delícias gastronômicas como o famoso pastel de Belém (doce, feito com nata) e a culinária regada ao bacalhau e vinhos deliciosos.
Sinceramente meus amigos, difícil dizer em Lisboa qual o local mais bacana de se visitar, eu gostei de tudo que vi e comi, mas vamos lá. Monumento dos Descobrimentos, localizado às margens do deslumbrante Rio Tejo, próximo também à famosa Torre de Belém. Os pontos turísticos que todos querem ver bem de pertinho são também a Praça do Comércio, o Arco da Rua Augusta (lá que comi muito bem), Museu dos Coches (as carruagens mais lindas que já vi em minha vida, foram de reis, rainhas, príncipes e princesas), Rossio, Chiado, Baixo Chiado e dezenas de monumentos que me deixaram perplexa com tamanha grandeza e beleza! Os portugueses têm muito orgulho de seu povo, cultura e adoram mesmo o turista, porque sabem que tudo é bom em Portugal, mais precisamente em Lisboa, como chamam aquele povo, os lisbonenses e os mais modernos dizem lisbonetas.

O Mosteiro dos Jerónimos me emocionou demais. A divina arquitetura, história e claro, a maravilhosa Catedral, também chamado de Mosteiro de Santa Maria de Belém é lindo, além de abrigar os sepulcros de Vasco da Gama e Camões.
Fazer um simples city tour em Lisboa é realmente redescobrir grande parte do Brasil, principalmente as cidades colonizadas diretamente no Brasil pelos portugueses. Minha cidade natal é uma delas, Paranaguá, e por lá fechei os olhos e muitas coisas me vieram na cabeça, detalhes de ruas, monumentos e igrejas, sensacionais!

Cafeterias são milhares delas espalhadas por Lisboa, e acredite, não achei os cafezinhos caros, paguei em média entre 1 e 4 euros, depende do local. Agora, as maravilhas portuguesas são os doces, eu não sabia qual provar, tamanha variedade! Meus olhos brilhavam nas vitrines, muito convidativas, impossível não entrar e comprar, também não custam muito, cerca de 2 a 5, 6 euros, claro, os mais caros são doces imensos! Comi muito pastel de Belém, o mais famoso doce português de nata e ovos. Barato e magnífico, o local mais famoso é Pastéis de Belém, muito recomendado, muito mesmo!

No Chiado, há uma imagem que todos querem ver, a estatueta de Fernando Pessoa, o grande poeta, o endereço é na Rua Garreti, em frente ao Café A Brasileira.
Campo Pequeno, bairro que tem a arena das Touradas, uma edificação linda, e acredite se quiser, ainda existem torradas no verão. No subsolo existe um shopping, eu adorei, tem de tudo lá! Me hospedei há uma quadra deste local e amei!




















O metrô também é muito bom e de fácil acesso a todos os pontos de paragem como se diz por lá. O lisbonense gosta de dar informações, não precisa se acanhar, eles estão muito acostumados a dividir a cidade com os milhares de turistas. Se locomova de trem, custa barato e são pontuais, usei bastante, acho uma diversão andar de trem!
Conheci outras cidades portuguesas, mas deixarei vocês com água na boca e deixarei para outra postagem rs

Para finalizar vou elogiar um dos mais antigos e saborosos restaurantes/choperia de Lisboa, o Portugália. O lugar é perfeito, agradável, atendimento ótimo e comida típica espetacular, comi e bebi muitas imperiais lá (chop), recomendo muito!

Espero que tenham gostado do texto e das fotos! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário