A partir desta quinta-feira Paranaguá passa a receber um novo serviço para saúde de todo o litoral do Estado. A regulação de urgências e emergências através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começa a atender pelo 192 com uma grande equipe totalizando 115 pessoas em todos os sete municípios do litoral.
Somente para Paranaguá são três ambulâncias destinadas a estes atendimentos que e primeiro passo são efetuados pela central telefônica através dos tele-atendentes que farão os primeiros procedimentos e fazem os encaminhamentos aos médicos plantonistas que verão quais procedimentos deverão tomar, assim como o encaminhamento deste pacientes.
Para o Secretário Municipal de Saúde Gianfrank Tambosetti, este serviço é um fato histórico para Paranaguá e através dele, os atendimentos ficarão mais ágeis. “A importância deste trabalho é um marco no que diz respeito à saúde e ao acesso a saúde com atendimento qualificado para todo o litoral”.
Durante toda esta quarta-feira todo o mobiliário está sendo instalado no local, assim como os últimos ajustes de rádio, internet e telefonia para compor todo o sistema de atendimento. “Temos tudo pronto para darmos início a um atendimento necessário de saúde para todo o litoral com a parceria com os hospitais de todos estes municípios, para que quando necessário, encaminhar os pacientes”. Explicou Tambosetti.
Nesta sexta-feira (22), técnicos do Ministério da Saúde virá a Paranaguá verificar as instalações, assim como nos demais municípios que fazem parte do sistema. Já no próximo dia 2 de julho, será inaugurado o SAMU.
Estrutura
São várias bases e a principal é em Paranaguá com a Central de Regulação onde tem médicos reguladores, médicos intervencionistas, os que vão na ambulância, além de enfermeiros e tele-atendentes. “São eles que atendem as pessoas (tele-atendentes) e os rádios-operadores sabem onde estarão às ambulâncias e vão direcionar os veículos mais próximos dos chamados e também das bases descentralizadas”. Resumiu o secretário.
Em Guaratuba ficarão cinco socorristas e cinco técnicos de enfermagem, Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes e Antonina também com cinco socorristas e cinco técnicos em enfermagem. Já em Paranaguá o número dobra, são dez socorristas e dez técnicos em enfermagem, para as ambulâncias de suporte básico e para a ambulância com UTI, serão cinco socorristas e o atendimento médico dentro do veiculo e mais um enfermeiro. Inclusive suporte para atendimento neonatal.
Hoje tem vários locais que atendem pelo 192, mas a partir deste final de semana, toda a central atenderá pelo mesmo número para a regulação do serviço.
Jornalista: Rafaela Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário