quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vamos tomar cuidado, a Gripe A está aí e precisamos nos previnir

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (25) um novo boletim informativo da gripe A (H1N1-2009) no Paraná. Neste ano, 180 casos de Influenza H1N1 (2009) foram diagnosticados no Estado, sendo que 13 pessoas tiveram complicações e morreram. Os dados são da Sala de Situação da Gripe que monitora e investiga todos os casos suspeitos da doença no Paraná.

As mortes foram registradas a partir de março nos municípios de São José dos Pinhais (3), Curitiba (2), Ponta Grossa (1), São Mateus do Sul (1), Astorga (1), Apucarana (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (1), Capitão Leônidas Marques (1) e Siqueira Campos (1). Em junho foram onze óbitos.

No dia 15 de Junho, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, determinou a descentralização do medicamento Oseltamivir para abastecer municípios e hospitais privados que atendem a demanda de urgência e emergência no Paraná. A medida coloca a disposição da população 200 mil tratamentos contra a gripe, o que corresponde a dois milhões de cápsulas do Oseltamivir.

Vale ressaltar que não há vacina contra a gripe para todos os grupos, os que já foram vacinados: gestantes, idosos, população carcerária e profissionais de saúde, além de pessoas com doenças crônicas. O que tenho de informação é que já não existe mais vacina da gripe nos Postos de Saúde e em Paranaguá são 4 caso da doença.


Vamos voltar aos hábitos do àlcool gel, lavar sempre as mãos, usar lenços de papel entre outros cuidados, principalmente com as crianças. A higiene sempre é importante.  


Rafaela Cunha com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário