sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Gosta de anime e mangá? Não pode perder este evento em Paranaguá

II PAM Paranaguá Anime e Mangá

Evento que tem o objetivo de difundir a cultura pop japonesa, tal como Animes, Mangás e Músicas(J-Pop e J-Rock). Além de games.

ENTRADA FRANCA neste sábado, das 11h Às 20h

ATRAÇÕES

LEVE 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL (EXCETO SAL) E CONCORRA A UMA BICICLETA!

Matsuri Dance, Anime Quizz, Apresentação de
Cosplays, Free Play de Games, Torneio de Games, Participação de
estandes com vendas de mangás e camisetas e praça de alimentação.

O Vencedor do Torneio de Cosplay será finalista do Cruzada Cosplay Brasil, e terá sua viagem paga para o evento, que será realizado na cidade de Barra Mansa - RJ

Show com a banda Midnight ProjeKt

Workshop de mangá

Sword Play - Luta de espadas de espuma

entre outras atrações! Participem!

Mais informações em:
https://www.facebook.com/pamparanagua
http://paranaguaanimeemanga.blogspot.com.br/
paranaguaanimemanga@hotmail.com

93% dos médicos acreditam que as operadoras dificultam exames e procedimento de alta complexidade

Em coletiva à imprensa , em meio ao XVII Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, a SOGESP apresentou pesquisa Datafolha especialmente encomendada para dimensionar os problemas que os ginecologistas e obstetras de São Paulo enfrentam no dia a dia da saúde suplementar. Os resultados são estarrecedores; confirmam a sensação de que está se tornando inviável prestar serviço aos convênios, particularmente em virtude da interferência na prática médica.

O estudo mostra que apenas 3 em cada 100 médicos associados da SOGESP (que atendem na saúde suplementar) NÃO apontam pressões dos planos de saúde no exercício da medicina. Os outros 97 afirmam que tem, sim, percepção de interferências, sendo que praticamente 6 em cada 10 denunciam alto grau de interferência – notas 4 e 5 em uma escala de 1 a 5.  

Entre os quatro tipos de interferências avaliados, 88% dos médicos associados destacam glosa a procedimentos ou medidas terapêuticas; 80% reclamam de interferência em atos diagnósticos e terapêuticos mediante a designação de auditores.

Mais um número alarmante: 6 em cada 10 que atendem planos apontam pressões quando o procedimento indicado é a internação e também no período de pré-operatório; ou seja, um risco à prática segura da medicina, à saúde e à vida de muitas pacientes e de seus bebês.

Na opinião da grande maioria dos médicos associados, 93%, as operadoras de planos de saúde também dificultam a realização de exames e procedimento de alta complexidade.

Para piorar o quadro, apenas 12% consideram a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras de saúde, como ótima ou boa. Entre o restante, 47% avaliam como ruim ou péssima e 41%, como regular.

Abandono à obstetrícia - Em outra fase da pesquisa, que desenha o perfil dos tocoginecologistas da SOGESP, um dado gravíssimo: 13 % anunciaram que já deixaram de exercer a obstetrícia, devido, em especial, aos baixos honorários e a obrigatoriedade de disponibilidade em período integral. O dado, aliás, apenas explicita o que já era sabido na especialidade e vem reforçar a relevância da luta atual da SOGESP por remuneração pela disponibilidade ao parto.

Outra estatística reveladora evidencia que o médico associado dedica em média, 55 horas SEMANAIS ao exercício da especialidade.  Vale notar que entre os médicos que atuam em ambas as áreas, ginecologia e obstetrícia, a carga horária média, é mais elevada, 57 horas SEMANAIS.

Para a pesquisa, foram realizadas 451 entrevistas distribuídas no Estado de São Paulo. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 4,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95% e um universo de 5.388 médicos. O campo aconteceu entre os dias 25 e junho e 6 de julho de 2012.


SOGESP 

Boa pesquisa: 45,6% dos brasileiros nunca pediram aumento

Você já pediu aumento? Já chegou junto no chefe e disse que ganhava pouco? Leia esta matéria que saiu no Terra.


Os brasileiros ainda não estão tão habituados a negociar um reajuste salarial. Segundo pesquisa da empresa de recrutamento especializado Robert Half, 45,6% dos profissionais nunca pediram um aumento.
"Ainda existe o tabu de que de negociar salário pode passar uma imagem negativa", disse o gerente de recrutamento, Mário Custódio. "Desde que o profissional tenha argumentos, resultados consistentes e comprove a sua evolução de forma concreta não há problema em abordar o tema com seu gestor direto", explicou.
Por outro lado, a pesquisa aponta que 38,6% dos profissionais pretendem pedir aumento ainda neste ano. E as chances de conseguir são boas. Cerca de 70% dos que pediram o reajuste conseguiram.
O estudo aponta que na metade dos casos, o aumento salarial é concedido espontaneamente por mérito e resultados alcançados. Apenas 10,2% são resultado de um pedido direto dos profissionais aos chefes. Outros 30% dos reajustes vêm com as promoções e 6,2% acontecem via contraproposta.
Entre aqueles que fizeram o pedido, 32,2% conseguiram o valor pedido, 26,3% receberam menos e 10,2%, receberam mais do que solicitaram. Para 38,3% dos profissionais, o aumento foi resultado do trabalho desenvolvido. Já 16,6% acreditam que a valorização foi graças ao aumento de volume de trabalho e responsabilidades e 14,2% dizem que a conquista das metas fizeram com que conseguissem o aumento.
De acordo com a Robert Half, para conseguir um aumento é preciso entender se a empresa tem condições para reajustar seu salário e estar atualizado sobre os salários no mercado em que atua e o cargo. É importante também não enganar ou omitir informações sobre ofertas de emprego e remuneração maior.
A pesquisa ainda aponta que, para 47,1% dos profissionais, a melhor estratégia é falar com o chefe logo depois de um projeto ter sido bem executado. Já 21,8% dizem não ter estratégia.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sem lutar, a judoca Michele Ferreira ganha 1ª medalha do Brasil na Paralimpíada

Mesmo sem entrar na disputa, a judoca Michele Ferreira conquistou, nesta quinta-feira, a medalha de bronze na categoria até 52 kg do judô nos Jogos Paralímpicos de Londres, a primeira do Brasil na competição.

Na semifinal da categoria, a francesa Sandrine Martinet acabou se lesionando na derrota para a chinesa Lijing Wang e não teve condições de disputar mais uma luta na arena ExCel.
Michele Ferreira, que perdeu parte da visão devido a uma toxoplasmose congênita, garantiu sua segunda medalha paralímpica. Nos Jogos de Pequim, em 2008, a brasileira já havia conquistado o bronze.
A judoca não começou bem sua disputa nos Jogos Olímpicos de Londres. Na estreia, pelas quartas de final, foi derrotada pela russa Alesia Stepaniuk e perdeu a chance de chegar ao lugar mais alto do pódio.
Na repescagem, se recuperou e venceu a turca Gulhan Kilic por dois yukos, garantindo presença na disputa pelo bronze. A medalha de ouro foi conquistada pela alemã Ramona Brussig, que bateu a chinesa Lijing Wang na decisão.
O judô, repetiu a história dos Jogos Olímpicos e foi responsável pela primeira medalha do Brasil. Na Olimpíada, Felipe Kitadai conquistou a medalha de bronze no segundo dia de competição.

Terra

Amanhã é o último dia para fazer o Refis na Prefeitura de Paranaguá

A Secretaria Municipal Fazenda  informa ao cidadão que termina amanhã o prazo para a inclusão no programa de Recuperação Fiscal - REFIS.
Quem possui dívidas com o Imposto Predial, Territorial e Urbano - IPTU e ISS - Imposto sobre Serviço devem dirigir-se até o dia 31 de agosto, sexta-feira, no Fácil Municipal, situado na entrada do Palácio São José, sede da prefeitura.
Os contribuintes podem ter descontos de até 100% de desconto em multas e juros através do Refis e, as pessoas que estão incluídas nos programas sociais têm isenção nas custas do cartórios.

O Fácil Municipal fica logo na entrada do Palácio São José. De preferência traga o carnê de IPTU anterior para facilitar o serviço.

Cursos do Senai em Pontal do Paraná com inscrições até amanhã

PARA BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA; INSCRITOS NO CADASTRO ÚNICO E USUÁRIOS DOS CRAS

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão 
Requisitos: Idade mínima: 16 anos; Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental;
Carga Horária: 160 horas/aula.
OBS: Quem concluir este curso terá direito ao NR 10 de 40 horas/aula e com este curso o participante estará apto a ser contratado por Empresas.

Auxiliar Administrativo Requisitos: Idade mínima: 16 anos; Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental;
Carga Horária: 160 horas/aula.


Auxiliar de Manutenção Predial
Requisitos: Idade mínima: 16 anos; Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental;
Carga Horária: 160 horas/aula.

Pedreiro
Requisitos: Idade mínima: 16 anos; Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental;
Carga Horária: 160 horas/aula.


INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
CRAS Ipanema – Fone: 3972-7061; CRAS Canoas – Fone: 3972-7002;


Inscrição até dia 31/08/2012.
OBS: Vagas limitadas.

Paraná já tem mais de 3 mil voluntários para a Copa

O programa de voluntários para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 já atingiu a marca de 83 mil inscritos. Entre eles, 3.058 são residentes no estado do Paraná. O programa foi lançado na semana passada, em Salvador. 
Para se candidatar a voluntário é necessário ter no mínimo 18 anos, disponibilidade para trabalhar 20 dias seguidos e pelo menos 10 horas por dia. 

As inscrições para o Programa de Voluntariado devem ser feitas pelo sitewww.FIFA.com, acessando o link “Brasil 2014 – Voluntários”. No ato da inscrição é possível escolher os eventos nos quais o candidato gostaria de trabalhar. Após o período de 15 dias, a partir do lançamento (21/08), o número de inscrições será avaliado, podendo essa etapa ser encerrada ou prorrogada. 

Os voluntários poderão trabalhar nos estádios e em outros locais oficiais da Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA, em áreas como serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras. 

Voluntariado - O Comitê Organizador Local (COL) aposta no Programa de Voluntários como uma das principais ferramentas de envolvimento da população brasileira e da comunidade internacional com a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Os objetivos do programa são divididos em três fases:

1)   Processo de seleção: mobilizar e reunir pessoas de todo o Brasil e do mundo dispostas a darem a sua contribuição para a realização da Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA;
2)   Durante os eventos: motivar os voluntários e garantir condições ideais para que eles extravasem sua alegria e simpatia ao atenderem e orientarem delegações e torcedores, garantindo a inigualável atmosfera de celebração que caracteriza a Copa do Mundo da FIFA;
3)   Após 2014: fazer do Programa de Voluntários um dos principais legados da Copa do Mundo da FIFA ao expandir a cultura do voluntariado no Brasil e devolver ao mercado pessoas com experiência e treinadas para eventos de grande porte

Internet Grátis – Os interessados em se candidatar ao programa de voluntários para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014 da FIFA podem acessar o link “Brasil 2014 – Voluntários” utilizando sinal wi-fi gratuito oferecido pela Prefeitura de Curitiba em diversos pontos da cidade.

Para acessar o sinal, basta localizar a rede WIFI_CURITIBA no dispositivo. O navegador será direcionado para o site do Passaporte Curitiba, no qual é possível cadastrar-se. Após o preenchimento dos campos, a navegação é liberada. Depois do primeiro cadastro, basta inserir login e senha para ter acesso ao serviço novamente.

Pontos de acesso - No Largo da Ordem, o sinal gratuito de internet está disponível desde as Ruínas do Alto São Francisco até o Memorial de Curitiba, incluindo a região da Igreja do Rosário.

Parque Barigui - Na entrada do estacionamento, pela Avenida Cândido Hartmann, atingindo o estacionamento, bistrô e redondezas; perto do Salão de Atos, abrangendo os dois estacionamentos, o salão e a lanchonete; na curva das churrasqueiras; e no estacionamento da entrada da BR 277;

Praça Espanha 
– O sinal é disponibilizado em toda a extensão da praça;

Jardim Botânico - Na entrada, no estacionamento principal e na lanchonete;

Ruas da Cidadania - Praça Rui Barbosa, Boa Vista, Cidade Industrial de Curitiba, Santa Felicidade, Bairro Novo e Boqueirão. 

Agência de Notícias de Curitiba

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cultura: Museu Oscar Niemeyer com entrada gratuita

A programação especial do primeiro domingo do mês (02/09) no Museu Oscar Niemeyer (MON) terá oficina com o artista Marcos Bento, apresentação musical, danças performativas e visitas mediadas à exposição “Modigliani, imagens de uma vida”. O ingresso é gratuito para todas as atividades e precisa ser retirado na bilheteria do museu. 

As visitas mediadas à exposição de Modigliani terão dois horários: a partir das 11 horas com o acadêmico Fernando Willian Scholz, e às 15h30 com a arte-educadora do MON, Telma Richter. Marcos Bento conduz a oficina “Modos de fazer”, de pintura gestual sobre papel cartão, às 14 horas, 15h15 e 16h30. As vagas para as oficinas são limitadas. 

A apresentação musical, com Raíssa Scatrut e o DJ Márcio Scatrut, começa às 14 horas e se estende até às 18 horas. As danças performativas, com curadoria de Rosemeri Rocha, começam às 15 horas, com apresentação de “Corpos espetaculares”, de Camila Jorge; “S2”, com Lauro Borges, Silvia Patzch e Luciane Figueiredo; e “BodyHouse”, de Claudio Fontan. Às 16 horas o saguão do Museu Oscar Niemeyer recebe improvisos de dança e música. 

Serviço: Domingo Social no MON

Data: domingo, dia 2 de setembro 

Horário: das 10 às 18 horas

Local: Rua Marechal Hermes, 999. Centro Cívico - Curitiba 

Ingressos: gratuitos (precisam ser retirados na bilheteria)

AE Paraná 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Professores da rede estadual farão paralisação nesta quinta-feira


Professores e funcionários da rede estadual de ensino farão uma paralisação nesta quinta-feira (30) para pressionar o governo a atender as reivindicações das duas categorias. Os sindicalistas esperam a adesão dos 83 mil professores e 28 mil funcionários do estado, que trabalham em 2.139 escolas e atendem mais de 1,3 milhão de estudantes.
O principal motivo da greve é o reajuste salarial. Em relação aos professores, no início do ano, o Ministério da Educação (MEC) aumentou em 22,22% o piso salarial da categoria, atingindo o valor de R$ 1.451 para profissionais com ensino médio e jornada de 40 horas. Como no Paraná, no entanto, os professores da rede estadual já possuem curso superior e o salário inicial para esses docentes - em jornada de 40 horas - é de R$ 1.748,06, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) reivindicou que o aumento fosse aplicado a esse valor.
Depois de uma paralisação em março, o governo e o sindicato fizeram um acordo, segundo o qual o aumento seria de 19,55% divididos em três parcelas nos meses de maio, julho e outubro de 2012. A parcela de julho ainda não foi paga, o que levou ao descontentamento dos professores.
O APP-Sindicato reivindica ainda aumento salarial de 14,13% para os demais funcionários das escolas e a implantação da hora-atividade prevista na Lei Nacional do Piso do Magistério, lei 11.738 de 2008, que determina que um terço da jornada de trabalho dos professores seja reservado para capacitação dos educadores e preparo das aulas.

Gazeta do Povo

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INSS começa a pagar hoje metade do décimo para aposentados


Começa nesta segunda-feira (27) o pagamento da metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento de agosto, entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.
O INSS inicia os depósitos da folha de agosto para os segurados que recebem até um salário mínimo e tem cartão com final 1 (desconsiderando-se o dígito). O pagamento para quem ganha acima do mínimo começa no dia 3 de setembro.
De acordo com o Ministério da Previdência, os depósitos serão interrompidos no dia 7 de setembro devido ao feriado de Independência. "Os segurados que possuem cartão com final 5 e 0 terão seus benefícios depositados no dia 10."
De acordo com a Previdência Social, serão contemplados com a antecipação 25,6 milhões de benefícios em todo o Brasil.
Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.


Defensoria abre concurso para assessor jurídico e pessoal de apoio

A Defensoria Pública do Paraná abre nesta segunda-feira as inscrições do concurso público que vai preencher 528 vagas de assessores jurídicos e pessoal técnico e de apoio administrativo. Os novos servidores serão contratados para trabalhar nas 155 comarcas distribuídas pelo Estado. 

O concurso tem 211 vagas para assessores jurídicos e 163 para pessoal de nível superior nas áreas de medicina, psicologia, serviço social, contabilidade, economia, engenharia civil, administração, comunicação, estatística e informática. Outras 154 vagas são para pessoal de nível intermediário de apoio administrativo. O salário inicial para as funções de nível superior é de R$ 2.521,63 e para as de nível intermediário é de R$ 1.050,68. 

As inscrições serão abertas às 09 horas da manhã do dia 27 de agosto e se encerram as 14 horas do dia 13 de setembro. O processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no portal www.pucpr.br/concursos. O valor das inscrições é de R$ 80,00 para funções do grupo operacional superior e R$ 60,00 para a função do grupo operacional intermediário. 

De acordo com previsão legal, 20 das vagas de assessores jurídicos serão reservadas para afrodescendentes e 13 para pessoas com deficiência. Para o nível técnico de nível superior são 16 vagas para afrodescendentes e 14 a pessoas com deficiência. Na categoria técnico-administrativo, são 16 vagas para afrodescendentes e 10 para pessoas com deficiência. 

Os editais completos com todas as informações sobre as funções específicas e as orientações sobre os procedimentos de inscrição do concurso, que será realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), estarão disponíveis nos portais www.defensoriapublica.pr.gov.br e www.pucpr.br. 

AE Paraná

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mostra de Talentos da Educação começa com o tema voltado ao Cinema

O Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas ficou lotado na noite desta quarta-feira (22) na abertura da VI Mostra de Talentos das Escolas Municipais, evento criado e organizado pela prefeitura de Paranaguá através da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI).

O grande objetivo deste evento é aproximar ainda mais pais, alunos e professores para a cultura que é oferecida dentro das escolas do município que aprendem não só as disciplinas básicas, mas também têm aulas de arte, dança e música.

Esta edição do evento tem como tema “A Arte no Cinema e o Cinema com Arte”. Nesta primeira noite foi à abertura com apresentações da Banda Mirim Municipal, dos Meninos da Casa da Música com chorinho, dança e ritmo com crianças de várias escolas em tempo integral que fizeram uma apresentação com várias músicas de temas de filmes americanos e até uma performance com samba, trazendo mestre-sala e porta-bandeira mirim.

A Mostra de Talentos reúne estudantes de toda a rede municipal onde junto com os professores, criam apresentações ligadas ao tema dado pela SEMEDI. A partir daí, eles ensaiam suas apresentações e todas elas são analisadas por um júri, recebem notas e no último dia os grandes talentos vencedores são revelados.

A secretária Municipal de Educação Roselena Scremin Corrêa abriu o evento e falou sobre a importância que eventos culturais trazem para a comunidade e principalmente aos professores pais e alunos que se envolvem para fazer uma grande apresentação. “Esperamos que todos se divirtam com lindas apresentações e Parabéns a todos os envolvidos para criar esta grande festa”.

Nesta primeira noite os professores se apresentaram, nesta quinta-feira é a vez dos alunos das escolas parciais e amanhã (24) é a vez das escolas em tempo integral e o resultado final.

O evento é aberto ao público, tem entrada gratuita e começa a partir das 19 horas no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, em frente à Farmácia Popular.


Jornalista: Rafaela Cunha

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Atletas com deficiência trazem medalhas de ouro para Paranaguá

Atletas de natação com deficiência de Paranaguá vencem competição na fase final da 59ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) que aconteceram na cidade de Toledo. Os atletas receberam um troféu por terem sido campeões na classificação geral da natação ACD.
Os atletas fazem parte da Associação Paraolímpica de Paranaguá (APP) e participaram em outras modalidades também e trouxeram várias medalhas de ouro.Além das medalhas, estes atletas vencem suas dificuldades.

Segundo a APP, participaram dos Jeps e foram vencedores: Michel dos Santos Sales - natação - 50m peito ficando com ouro e / 50m livre prata.Jean dos Santos Sales - natação - 100m costas, medalha de ouro, Jhonata Amaral da Silva venceu na natação - 50m livres e levou o ouro e Marcos Antonio Fernandes do Nascimento Filho - natação - 50m peito ficando com a medalha de prata.

Todos estes atletas treinam na piscina e na pista do Complexo Esportivo em Paranaguá.No total são seis medalhas de ouro, duas de prata e mais um quinto lugar, essas na modalidade de natação que tem a técnica Mariane Petenusso. Já nas outras modalidades que inclui a Bocha, a equipe ainda trouxe uma medalha de ouro com os atletas Matheus e uma prata com Augusto. A técnica é Ana Lídia.


Classificação

Modalidade: Bocha 
Atletas: Matheus - medalha de ouro / Augusto - medalha de prata
Técnica: Ana Lídia 
Deficiência : Física

Modalidade : Natação - total de medalhas: 06 de ouro / 02 de prata / 01 quinto lugar.

Jean - 100m costa - ouro / 100m livre -ouro / revezamento 4x50.
Jhonata - 100m peito - ouro / 50m - livre - ouro / revezamento 4x50.
Michel - 50m peito - ouro / 50m- livre - prata / revezamento 4x50 ouro .
Marcos :50m peito - prata / 50m livre - quinto lugar / revezamento 4x50.
Técnica: Mariane Petenusso
Deficiência: Intelectual

Todos os atletas estudam na Escola Municipal Eloyna Loyola de Camargo Viana.


Jornalista: Rafaela Cunha 


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Assinado contrato para começar as obras com recursos do BID em Paranaguá


As obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) devem iniciar ainda esta semana por toda a cidade. O prefeito José Baka Filho assinou nesta tarde (21) na Biblioteca Pública os primeiros dois contratos para dar início ao grande número de obras que contemplam pavimentação asfáltica, calçadas, sinalização de vias e a revitalização de mais de vinte vias, além de vias do Transporte Coletivo.

A empresa que vai executar esta série de obras em Paranaguá é a SBS ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES S.A, empresa de Porto Alegre e presta também serviços para Ecovia com obras de pavimentação na BR 277.

Para o prefeito Baka a assinatura deste contrato é um fato histórico para o município não só pelo número de obras que serão executadas, mas também por poucas cidades conseguirem este recurso provindo do BID. “Com esta assinatura, emitimos ordem de serviço e obras muito aguardadas e nós lutamos por isso por muitos anos e essa hora chegou”.

Os valores que chegam a oito milhões nesta primeira etapa de obras não são repassados para a prefeitura e sim direto para as empresas que executarão as obras. “Os recursos que o BID está nos emprestando vai sendo liberado aos poucos, conforme o andamento das obras e o próprio banco faz os depósitos para as empresas que forem vencendo as próximas licitações, assim como para esta que venceu nestas duas primeiras etapas”.

Além de pavimentação e sinalização de vias, existe uma série de outras obras de suma importância que serão realizadas em Paranaguá. Serão drenadas as Praças 29 de Julho e as vias ao redor da Estação Ferroviária, será feito um viaduto que cortará a Avenida Ayrton Senna, drenagem de canais entre outras.

As obras estão previstas para serem executadas em até três anos e se elas forem bem aplicadas, conforme Baka, o prazo pode cair para até um ano e meio. Com um grande volume de obras e máquinas que ficarão espalhados pela cidade, o prefeito pede apenas que a população tenha cautela e paciência, já que alguns trechos de ruas ficarão parcialmente interditadas por conta das obras. “Pedimos paciências aos motoristas e cautela a partir dos próximos dias quando se iniciam as obras de pavimentação, estamos fazendo isso para melhorar a qualidade de vida do nosso cidadão porque a cidade está sendo reconstruída”. 

O representante da empresa que fará as primeiras sobras na cidade fala da satisfação de ter vencido a licitação. “Para nós é um prazer trabalhar para a prefeitura de Paranaguá porque sabemos que todas estas obras trarão um grande benefício para a população”. Declara Eduardo Mello, engenheiro da SBS.
Segundo Mello, no total 25 vias trechos serão pavimentados em vários bairros da cidade e estas obras se iniciam em poucos dias. “As obras desta primeira fase começam em três ou quatro dias e a primeira via a receber a pavimentação será a Rua Domingos Peneda”.

Planejamento

Todo este processo desde o início foi planejado por uma equipe própria da prefeitura que aos poucos foi projetando e pesquisando quais obras seriam necessárias com este recurso do Banco Interamericano de Desenvolvimento. De acordo com João Carlos de Oliveira e Silva, engenheiro da prefeitura e coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa, nesta primeira etapa das obras são 170 mil metros quadrados nesta primeira de vias que serão recuperadas com pavimentação, pintura, sinalização e drenagens e todos os serviços para melhorar a mobilidade urbana. “Um trabalho difícil que agora chega a sua assinatura de contrato e estamos satisfeitos”.

Para mais informações sobre as obras, basta acessar o www.paranagua.pr.gov.br, clicar no link BID e lá terá acesso às obras que serão executadas e os nomes das vias que serão pavimentadas.

Jornalista: Rafaela Cunha

Estudo: vacina contra cigarro impede ação da nicotina no cérebro

Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram uma vacina que bloqueia a ação da nicotina no organismo. No experimento, por enquanto testado em camundongos, o indivíduo vacinado recebe anticorpos que o impedem de sentir prazer ao fumar, já que eles bloqueariam a entrada da nicotina no cérebro. As informações são do Daily Mail.

Durante a investigação, os ratos vacinados receberam doses de nicotina, porém, os anticorpos impediram que 85% delas chegassem ao cérebro, sem que houvesse prejuízos comportamentais. Uma das intenções da pesquisas é evitar o surgimento de novos fumantes, principalmente os mais jovens.
 
Irma de Godoy, pneumologista da  Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, diz que ainda não é possível afirmar que a eficiência da descoberta, já que não garante que a quantidade de anticorpos produzidos seja suficiente para impedir a chegada da nicotina ao cérebro.
 
“Na verdade, a nicotina não é só dependência física, mas é também comportamental. Não se pode garantir que a pessoa vá parar de fumar só por isso. O tratamento tem que ter outras abordagens associadas”, completa a especialista brasileira.
 
A pesquisa está em estágio inicial e deve demorar ao menos 5 anos para chegar ao mercado.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Teatro Municipal Rachel Costa inaugura em setembro

As obras de revitalização do Teatro Municipal Rachel Costa tiveram um atraso por conta de um problema com o sistema se climatização e um atraso na chegada das cadeiras, problemas que já foram resolvidos e agora as cadeiras já começam a ser instaladas.

O prefeito José Baka Filho, a diretora artística da Fundação Municipal de Cultura (FUMCUL), Olga Maria Castro e os secretários municipais de Serviços Urbanos Rudolpho Hammerle e Jussara Mattos Costa de Planejamento visitaram hoje pela manhã e vistoriaram o teatro fechando os últimos detalhes.

A grande notícia foi à definição da data de inauguração do Rachel Costa que acontecerá no dia 10 de setembro com muitas atrações a nível nacional e com os grandes artistas locais. Para o prefeito Baka, esta inauguração é fundamental para mostrar a toda a população o esforço que a prefeitura fez para inaugurar este espaço após ter que refazer o forro e revitalizar as cadeiras que já foram compradas há nove anos e foram instaladas irregularmente e estragaram.“ Estamos com quase tudo pronto e esperando o cidadão vir e conferir após tanta expectativa temos uma data definida para inaugurar o Rachel Costa”

Segundo o prefeito, a entrada do Teatro terá um painel contando o passo a passo desta revitalização para que toda a população e os cidadãos conheçam a história do local. “Queremos que todos saibam de como este teatro foi reformado, as dificuldades para finalizar esta obra e ele pronto para receber os artistas e a população”. 

Olga Castro declara ansiedade para esta inauguração por conta do grande número de procura pelas companhias teatrais pelo local e pelos próprios artistas que desejam se apresentar nesta nova estrutura. “Agora sim estamos com tudo pronto e só tivemos o atraso mesmo por conta das cadeiras”

Segundo a diretora da FUMCUL, a inauguração em setembro será de suma importância porque estará ligada diretamente a terceira edição do Festpar- Festival de Teatro de Paranaguá e o evento conta com diversos atores e artistas de várias áreas culturais. “O sonho de todo o artista é abri um festival de teatro e nós já temos tudo pronto aqui e só estávamos esperando o teatro”.

A agenda do Teatro Municipal Rachel Costa já está lotada até o final do ano, mesmo antes de ser inaugurado, inclusive os contatos com o Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre outros já procuraram pela FUMCUL para a realização de apresentações.” A expectativa é sempre muito grande quando um teatro municipal inaugura. Aqui mesmo na cidade todos estão nos procurando e eu estou muito feliz com tudo isso, só tenho a agradecer”. Finaliza Olga.


Jornalista: Rafaela Cunha 

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Servidores do INSS fazem paralisações nas agências do Paraná

Os funcionários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realizam nesta quarta-feira (15) a paralisação das atividades em todas as agências do órgão no Brasil. Segundo o sindicato dos servidores da categoria no Paraná, as sedes do INSS do Estado podem apresentar lentidão no atendimento durante o dia. No entanto, esta informação não foi confirmada pelo órgão.

De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Assistência Social (Fenasps), há cerca de 100 gerências e mais de 1,2 mil agências de atendimento no País, com um total de 55 mil servidores - entre técnicos e analistas. No entanto, a federação informa que só será possível estimar a adesão ao movimento de paralisação no final do dia.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social e Ação Social no Estado do Paraná (Sindprevs), os funcionários do órgão no Estado vão trabalhar durante o dia, mas fazem paralisações temporárias, de cerca de uma hora, no atendimento ao público.
Por meio da sua assessoria de imprensa, o INSS informa que não foi avisado oficialmente sobre a paralisação de seus funcionários e que não há registros de prejuízos no atendimento nas agências do órgão em todo o País.

Reivindicações
Entre as principais demandas da categoria estão o reajuste salarial de 22,08% - referente à inflação acumulada nos dois últimos anos e ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano passado; a incorporação de gratificações na aposentadoria; a contratação de novos servidores e a inclusão de adicional por qualificação nos salários.
Os servidores da saúde e funcionários do INSS realizam uma manifestação em Brasília como forma de pressionar o governo a atender às reivindicações.
O protesto dos funcionários do INSS deve ocorrer durante toda a quarta-feira e os funcionários retornam à rotina na quinta-feira (16).

Gazeta do Povo/Agencia Estado

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Atenção: Programa Pai Presente em Paranaguá nesta sexta-feira (17)

Pessoas que não possuem o nome dos pais na certidão de nascimento poderão regularizar esta situação através do Pai Presente, um programa coordenado pela Corregedoria nacional de Justiça em parceria com a prefeitura.

Este programa está em prática porque o direito à paternidade é garantido pelo artigo 226, § 7º, da Constituição Federal de 1988. O programa Pai Presente, coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, objetiva estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem esse registro. 

A Secretaria municipal de Assistência Social faz parte desta parceria e nesta sexta-feira 17 de agosto no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas acontece este programa gratuito. Segundo dados divulgados pela secretaria, somente em Paranaguá são 3.000 pessoas que não possuem o nome dos pais em seu registro de nascimento. “As informações que temos destes números é de que por enquanto são 80 pessoas que procuraram por este serviço no Fórum”. Destaca Joaquim Guilherme Filho, secretário de Assistência Social.

Segundo o secretário, o foco principal deste mutirão é regularizar a situação destas pessoas. “Esperamos que se regularize a situação do maior número possível destas pessoas que têm esta pendência e não possuem o nome do pai na certidão”.

Da estrutura da prefeitura participarão deste mutirão do Pai Presente quatro advogados, seis assistentes sociais, um psicólogo, além da Secretaria de Defesa Social, Demutran entre outras secretarias. 

O Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas ficará aberto ao público interessado das 08h às 18h nesta sexta-feira, dia 17 de agosto. Caso o reconhecimento espontâneo seja feito com a presença da mãe (no caso de menores de 18 anos) e no cartório onde o filho foi registrado, a família poderá obter na hora o novo documento.


Jornalista: Rafaela Cunha 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Entre 18 e 24 de agosto acontece a Campanha de Multivacinação, leve seu filho e atualize a caderneta

A Campanha de Multivacinação será realizada em todo o país e ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto de 2012, sendo a data de 18 de agosto, o dia “D” de divulgação e mobilização nacional. A ação ocorrerá nos postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), fixos e volantes.
Não percam esta chance de vacinar seu filho e atualizar a caderneta de vacinação!

INSS passa a usar videoconferência para agilizar processos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluiu uma nova ferramenta no sistema de processos digitais, o e-Recursos. A partir de agora a defesa oral poderá ser apresentada por meio de videoconferência, o que deve reduzir pela metade o trâmite dos processos. Antes, o prazo era de até 85 dias. Além disso, a nova ferramenta também vai diminuir os custos com a postagem de malotes, por exemplo.Já os segurados não precisarão mais se deslocar da cidade de origem para apresentar as defesas. Antes da videoconferência, o requerente era obrigado a comparecer à Junta de Recursos, escolhida pelo sistema eletrônico e-Recursos. Agora, o segurado será informado pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) sobre a data e o horário em que deverá comparecer à agência do INSS de sua cidade para apresentar a defesa no processo.Os processos administrativos abertos no INSS são julgados pelo CRPS, órgão colegiado que funciona como um tribunal, mediando conflitos entre os segurandos e o INSS. Antes de recorrer ao Judiciário, o segurado ou beneficiário tem a opção de recorrer administrativamente de alguma decisão do INSS. Para isso, deve procurar uma agência da Previdência, cujo agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pela internet.Desde a implantação do e-Recursos já foram cadastrados 19,1 mil processo no INSS, dos quais 4,4 mil foram julgados no âmbito do CRPS.

Agência Brasil

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sexo com menores de 14 anos volta a ser considerado estupro


Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu decisão que relativizava a presunção de estupro no caso de sexo com menores de 14 anos. A decisão veio depois de embargo de declaração feito pelo Ministério Público Federal (MPF). Com isso, um homem que havia sido inocentado em primeira instância após fazer sexo com três meninas de 12 anos agora pode ser condenado.
Pela decisão anterior, de março, praticar sexo com menores de 14 anos nem sempre seria crime. No caso específico que motivou a decisão, as três meninas seriam prostitutas. “A prova trazida aos autos demonstra fartamente que as vítimas, à época dos fatos lamentavelmente já estavam longe de serem inocentes, ingênuas, inconscientes e desinformadas a respeito do sexo”, determinava a sentença.
Como firmava uma nova jurisprudência, o posicionamento causou polêmica com o governo federal. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, se disse indignada e afirmou que as vítimas - as três crianças - é que foram julgadas. Com a repercussão negativa, o presidente do STJ, Ari Pargendler, admitiu que a decisão da 3.ª Seção do órgão poderia ser revista.
Recursos
Após o recurso do MPF, a mesma seção do STJ revisou o processo e determinou que embargos de divergência que questionavam o caráter absoluto de violência sexual no caso de sexo com crianças haviam sido apresentados fora do prazo.
A defesa do acusado havia conseguido relativizar a regra, afirmando que havia divergência de decisões entre duas turmas do STJ. Com o novo posicionamento, volta a valer decisão anterior da 5.ª Turma do STJ, que garantia que sexo com menores de 14 anos é sempre crime.
O STJ devolveu o caso de acusação de estupro das três meninas para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) para que recurso do Ministério Público do Estado seja novamente julgado. “Com essa decisão do STJ, o réu deve ser condenado por estupro”, avalia o jurista Luiz Flávio Gomes.
A defesa do réu ainda pode entrar com recurso no próprio STJ e, mais tarde, no Supremo Tribunal Federal (STF). Como o caso envolve vítimas que eram crianças na época do início da ação, nenhum dado do processo, entre eles o nome do réu, pode ser revelado.
Repercussão
O vice-presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ariel de Castro Alves, comemorou o novo posicionamento da Justiça. “Aquela decisão era uma espécie de licença para exploração sexual de crianças e adolescentes. Abriu um precedente perigoso”, afirmou. Segundo o advogado, o posicionamento anterior também havia causado constrangimento internacional para o País.

AE

Governador do Paraná anuncia reajuste para universidades a partir de outubro

O governador Beto Richa decidiu nesta sexta-feira (10/08), em reunião com o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), Aldo Bona, e com os reitores Nádina Moreno (Universidade Estadual de Londrina - UEL) e João Carlos Gomes (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG), encaminhar mensagem à Assembleia Legislativa para a concessão de reajuste de 7,14% aos professores das universidades estaduais, a partir de outubro deste ano.

O reajuste é a primeira parcela do plano de equiparação salarial dos professores do ensino superior com o quadro técnico das universidades estaduais. “Estamos fazendo um esforço muito grande para consertar defasagens que encontramos na administração pública, e essa equiparação dos docentes estaduais com técnicos das universidades estaduais é uma delas”, disse o governador.

“Reconhecemos a boa vontade do governo e a disposição para o diálogo permanente”, afirmou o presidente da Apiesp, Aldo Bona, que é reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). “O nosso governo busca corresponder às expectativas do funcionalismo e da sociedade, mas também dedica muita atenção às limitações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, que também participou da reunião.

A mensagem com o projeto de lei será encaminhada à Assembleia Legislativa no início da próxima semana e contempla ainda a previsão de pagamento de mais três parcelas anuais de 7,14%, sempre no mês de outubro. O sistema de ensino superior público do Paraná é formado por sete universidades estaduais e representa hoje um orçamento de cerca de R$ 1,3 bilhão por ano, inteiramente custeado pelo Governo do Estado, embora constitucionalmente o ensino superior seja de responsabilidade do Governo Federal.

Agência de Notícias do Paraná

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Paranaguá tem título inédito no handebol feminino

Após quatro grandes partidas nos Jogos Abertos do Paraná na cidade de Foz do Iguaçu equipe de handebol feminina trouxe um título inédito para o município, venceram os Jap`s nível B e no próximo ano subirão de categoria, a equipe fará parte da Divisão A do esporte estadual.

A equipe de vôlei feminina que também participou da fase final do Jap´s ficou com o terceiro lugar, excelente classificação e a primeira vez que o voleibol parnanguara passa para as finais.

As meninas das duas equipes assim que chegaram a Paranaguá foram recepcionadas pela equipe da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) e participaram de uma carreata. As atletas estavam desfilando num carro de som, exibindo o troféu e as medalhas ganhas na Terra das Cataratas.

O título inédito para o município no handebol e o terceiro lugar do voleibol, ambos femininos, mostram a luta pelo esporte amador e o incentivo aos atletas. “Estamos nesta luta faz tempo para trazer títulos e hoje eu vejo que estamos no caminho certo e fico muito feliz em fazer parte desta equipe e parabenizo as atletas e toda a comissão”. Declarou o diretor de esportes da Fundesportes Paulo Sérgio Paz.

O prefeito José Baka Filho recebeu as atletas na prefeitura e fez um agradecimento especial a equipe da Fundesportes e aos pais que apóiam as filhas. “Parabéns a todas vocês e a este título inédito que vocês nos trazem e vocês estão marcadas na história da nossa cidade”.

Para o presidente da Fundesportes, fazer uma carreata é muito pouco para o empenho destas campeãs. Valmir Martins afirma que o esporte local tem incentivo e é merecedor de vitórias.

As atletas seguem treinando para novas competições e para participar no próximo ano da Divisão A, neste caso, as de handebol.


Jornalista: Rafaela Cunha 

Curso de encanador para mulheres será realizado neste sábado em Paranaguá


A CAB Águas de Paranaguá realiza, no próximo sábado (11), a partir das 9h, no Centro Comunitário do bairro Nilson Neves, nova edição do curso Encanador Para Mulheres, que visa ensinar conceitos de encanamento para representantes de famílias dos bairros Nilson Neves e região.

A ideia de um curso para capacitar as mulheres surgiu com a constatação de que são elas que controlam o orçamento familiar. Além disso, cresce o número de famílias lideradas por mulheres. No curso, as alunas aprendem a evitar o desperdício, além de identificar pequenos vazamentos e contribuir para o uso racional da água. Durante a aula prática, elas realizam pequenos reparos em tubos e conexões de encanamentos residenciais.

“O curso é voltado principalmente para mulheres que cuidam dos afazeres domésticos. Como ficam em casa, são elas que podem fazer pequenos reparos em caso de vazamento”, explica Márcio Rocha, um dos instrutores do curso.

A expectativa é que o conhecimento adquirido pelas alunas seja repercutido na comunidade. “A ideia é que elas aliem conhecimento técnico e noções de consumo consciente e repassem práticas sustentáveis àquelas que não têm essa orientação”, diz o professor.

Com o curso, as alunas aprendem, por exemplo, que deixar uma torneira gotejando durante um mês leva ao desperdício de 1.400 litros de água, como explica o gerente geral da CAB Águas de Paranaguá, Rondinaldo Lima. “Evitar o desperdício é economizar dinheiro e um recurso esgotável, essencial para a sobrevivência do planeta”, conta Lima.  

Concluída a capacitação, será ofertado um certificado de participação da CAB Águas de Paranaguá.

SERVIÇO:

Curso de Encanador para Mulheres
Data: 11/08 (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Local: Centro Comunitário do bairro Nilson Neves
Pré-requisito: Sexo feminino e idade mínima de 18 anos
Custo: Gratuito
Informações: 3422-3322

CAB