Na solenidade realizada no Hospital João Paulo II, local onde passa a funcionar este setor, estiveram presentes muitos funcionários da secretaria municipal de saúde, o prefeito José Baka Filho, secretários municipais, a ex-secretária municipal de saúde Isolda de Barros Maciel, membros da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Tatiane Ferreira, diretora do Hospital João Paulo II, o secretário municipal de saúde Carlos Xavier, a superintendente do Erasto Gaetner Claudiane Ligia Minari e o coordenador geral do Erasto Gaetner, Leandro Ribeiro.
O Hospital João Paulo II teve salas adaptadas e toda a aparelhagem necessária para este tipo de atendimento que até então estava sendo realizado em Curitiba, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde na locomoção destes pacientes.
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Alvalina Hussein falou sobre a possibilidade de dar auxílio aos pacientes no Hospital João Paulo I I e se colocou à disposição com os demais membros. “Nós queremos ajudar muito e também precisamos de mais voluntários para que possamos fazer um trabalho ainda melhor”.
A ex-secretária de Saúde Isolda de Barros Maciel disse que é uma satisfação ver este convênio assinado. “É muito gratificante ver o Centro de Diagnósticos atendendo agora mais este setor. Eu fico muito contente porque vai ser uma rede formada aqui. Este projeto o prefeito foi o primeiro negociador para que pudéssemos trazer pra cá e tentamos por dois anos e cada coisa tem sua hora e agora está tudo pronto e eu desejo muito sucesso no atendimento de todos os pacientes da oncologia”.
Para o prefeito José Baka Filho, o tratamento oncológico sendo feito na própria cidade não vai apenas facilitar a vida do paciente, mas também vai proporcionar a eles qualidade de vida. “A quimioterapia é um tratamento que deixa o paciente debilitado e ele precisa estar perto de casa e junto com seus familiares. Este tipo de atendimento que vamos dar agora”.
Segundo o prefeito, o município preconiza a humanização do atendimento. “A população de todo o litoral poderá futuramente usar também o serviço de oncologia de Paranaguá através do Cislipa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e abriremos atendimento para muitas pessoas com o atendimento de nossos profissionais e a supervisão dos profissionais do Erasto Gaetner”.
A superintendente do Erasto Gaetner Claudiane Minari fala sobre a parceria com o município. “Isso é um grande avanço no tratamento para os pacientes e agora farão aqui sem deixar seu domicílio e isso representa um grande avanço e o conceito de saúde é muito mais abrangente do que um contexto apenas de saúde e parabenizamos o prefeito Baka por este marco e só temos a parabenizar por estar sendo feito tudo isso nesta administração”.
O secretário municipal de saúde Carlos Xavier, está muito feliz com a concretização deste projeto e explicou que há dois anos já vem sendo feita esta negociação com a ex-secretária Isolda e a direção do Erasto Gaetner. ‘ Sempre estávamos pensando na qualidade do atendimento, enviando nossos funcionários para fazer cursos em Curitiba e hoje ainda temos um serviço à parte e teremos ainda assistente social, nutricionista entre outros”.
Segundo Carlos,“ este setor de oncologia é um ganho para todos em Paranaguá e por terem que ter ido para Curitiba fazer a quimioterapia, que é um tratamento que deixa o paciente debilitado”.
A Secretaria de saúde ainda está fazendo um levantamento de quantos pacientes à oncologia vai tratar em Paranaguá, Porque segundo Xavier, alguns deles não usam o transporte do município.
Jornalista: Rafaela Cunha

Nenhum comentário:
Postar um comentário