sábado, 29 de setembro de 2012

Imóveis serão regularizados no Jardim Jacarandá e Ouro Fino em Paranaguá

O Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) iniciou nesta semana, em Paranaguá, uma série de audiências públicas para regularizar cerca de 1.200 imóveis situados em terras devolutas. São 140 hectares de área do governo estadual, nos bairros Ouro Fino e Jardim Jacarandá, ocupados irregularmente há cerca de 20 anos e até agora sem registro legal.

Até a semana que vem, todos os moradores assinarão o termo de acordo para reconhecimento de ocupação e regularização dominial com o ITCG – primeiro passo para a regularização. O atendimento é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Garcia.

Com a posse da propriedade, os moradores poderão realizar melhorias em suas casas, terão os imóveis valorizados e ficarão aptos a participar de programas como o Minha Casa Minha Vida. “Os documentos de posse promovem o resgate da cidadania. Com a regularização, investimentos dos governos estadual e federal poderão ser feitos naquelas localidades”, disse o diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral. Segundo ele, poderão ser feitos serviços de infraestrutura, como regularização e pavimentação de ruas, abertura de vias e envio de recursos da saúde e da educação.

Segundo a secretária municipal de Urbanismo e Gestão Fundiária de Paranaguá, Aline Carla Costa, a regularização é fruto de esforço conjunto da prefeitura com o ITCG. “Inicialmente, estamos providenciando as assinaturas dos termos de acordo, para a posterior elaboração dos títulos de registro em nome dos moradores”, explica.

O advogado do ITCG, Luiz Carlos Pupin, solicitou aos moradores que não vendam as áreas, “e sim as destinem para moradia e sustento próprio”. A iniciativa tem financiamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

AE

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SUS terá seis remédios para doença pulmonar crônica


Em até seis meses, a rede pública de saúde vai passar a oferecer seis medicamentos para tratar os sintomas da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

A DPOC, que atinge cerca de 8 milhões de brasileiros e é uma das principais causas de morte no país, destrói estruturas do pulmão pelo contato constante com fumaça (do cigarro e da queima de lenha, por exemplo), explica Fernando Lundgren, presidente da comissão de DPOC da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Os principais afetados pela doença são fumantes e ex-fumantes. Os doentes têm constante falta de ar.

Os seis medicamentos -os corticoides inaláveis budesonida e beclometasona e os broncodilatadores fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol- já existem no SUS para tratar outras doenças. Agora, serão oferecidos para pacientes com a DPOC.

Eles também terão acesso a uma terapia domiciliar com oxigênio e à vacinação contra o vírus da gripe, que pode agravar a doença.

A oferta dos medicamentos e da vacina é positiva, diz Lundgren. Mas ele aponta que esses remédios não evitam as manifestações futuras da doença.

Uol

Mais um livro de Monteiro Lobato entra em polêmica

Depois de Caçada de Pedrinho outro livro de Monteiro Lobato, Negrinha, entra na polêmica e virou alvo sobre o uso de livro considerado de cunho racista no Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara) ingressou nesta terça-feira (25) na Controladoria Geral da União (CGU) com uma representação para investigar a compra do livro pelo Ministério da Educação (MEC). Para Iara, Negrinha tem conteúdo racista e não poderia ter sido adquirido com recursos públicos.

A representação foi feita no mesmo dia de uma reunião entre MEC e Iara para discutir os rumos do Caçadas de Pedrinho, também considerado racista pelo grupo, no PNBE. Sem acordo, a política em torno do livro deverá ser definida no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Não vamos admitir nenhum tipo de censura", afirmou o secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari. "Caçadas de Pedrinho tem valor literário, é apresentado de forma contextualizada. Além disso, todo estudante tem de ter acesso à produção literária", completou.

O advogado do Iara, Humberto Adami, afirma que o grupo não quer a censura do livro. "Reivindicamos a contextualização obrigatória, não apenas recomendada, como está num parecer do MEC ", disse. No mandado de segurança, o instituto reivindica que a obra seja apresentada com um encarte explicativo e que professores sejam capacitados para tratar o assunto na escola.

O ministério não aceita discutir essas mudanças, neste contexto. Sem acordo, o assunto agora deverá seguir para análise do ministro Luis Fux. O mandado de segurança, com pedido de liminar poderá ser julgado tanto pelo ministro quanto ser levado para o Plenário.

O Caçada de Pedrinho, editado em 1933, tem trechos considerados racistas. Em uma das passagens, a personagem Tia Nastácia é comparada a uma "macaca de carvão". Outra citação destacada pelo grupo, feita no livro pela personagem Emília: "é guerra e das boas. Não vai escapar ninguém - nem Tia Nastácia, que tem carne preta".

O MEC afirma que resolução reforçando a necessidade da contextualização de obras já existe e que cursos de capacitação vem sendo realizados. Adami, no entanto, afirma ser pouco. "Dos 2 milhões de professores, 69 mil foram capacitados. É um número insuficiente", observou.

Callegari não quis se manifestar sobre a representação sobre o livro Negrinha, apresentada nesta terça-feira. "Não conheço os termos do pedido. Mas os argumentos são os mesmos: não aceitamos censura."
]
A polêmica começou em 2010, quando o Conselho Nacional de Educação (CNE), recomendou a retirada do Caçada de Pedrinho da lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola. Um parecer do ano seguinte, no entanto, decidiu o oposto. Foi homologada a inclusão do livro, com compromisso do MEC incluir a nota explicativa.

O Negrinha foi incluído no PNBE em 2009, para bibliotecas de ensino médio. A obra vem acompanhada de um nota explicativa da editora, reforçando que o livro não é racista. "Não é um equívoco, é um grande erro", afirma o advogado reforçando que isso deve ser reparado. Ele quer que outra nota explicativa seja realizada e que a CGU avalie o eventual crime de improbidade administrativa. "A compra feriu a lei."

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ainda tem vagas para workshop e oficinas no Festpar

O 3º Festival de Teatro de Paranaguá (Festpar) termina nesta quinta-feira e ainda tem várias atrações, palestras e workshops abertos ao público e gratuitos.

A Fundação Municipal de Cultura e a organização do Festpar informam que ainda há vagas para o workshop teatral que acontecerá na quinta-feira e também vagas para as oficinas de técnica vocal para atores, oficina de cenografia, oficina de desconstruir a personagem e oficina de dança e teatro, influência com dança de rua. Os interessados devem procurar o Cine Teatro Rachel Costa, na Rua XV de Novembro s/n para se inscreverem. Vale lembrar que o workshop é apenas para maiores de 18 anos.

Já a noite de premiações será nesta sexta-feira dia 28 a partir das 20 horas no Cine Teatro Rachel Costa.
Confira a programação e conheça o Cine Teatro Municipal Rachel Costa:

DIA 25 DE SETEMBRO - TERÇA FEIRA:

Atividade: Apresentação do Espetáculo Sin Fonya Solo para Payazo da Cia La Polilla
Horário: 15 horas
Local: Cine Teatro “Rachel Costa”

Atividade: Apresentação da Ópera “The Nikabo” do Grupo de Ópera da Belas Artes
Horário: 20 horas
Local: Cine Teatro “Rachel Costa”

DIA 26 DE SETEMBRO - QUARTA -FEIRA:

Atividade: Apresentação do Espetáculo “Lendário Caiçara” da Companhia Artística Kabuki
Horário: 15 horas
Local: Cine Teatro “Rachel Costa”

Atividade: Apresentação do Espetáculo “Eléctra” da Cia de Teatro Cena Hum.
Horário: 20 horas
Local: Cine Teatro “Rachel Costa”

DIA 27 DE SETEMBRO - QUINTA - FEIRA:

Atividade: Manifestações de Rua com vários grupos da cidade
Horário: Praça do Guincho
Local: a partir das 09 horas

Atividade: Workshop Teatral com Paulo Alves
Horário: Das 13 às 17 horas
Local: Cine Teatro “Rachel Costa”

Atividade: Apresentação do Espetáculo “Murro em Ponta de Faca” com direção do ator global Paulo José
Horário: 20 horas
Local: Cine Teatro “Rachel Costa”


Jornalista: Rafaela Cunha 

Paraná tem 4.935 inscritos para o Programa de Voluntários

O Paraná ficou entre os dez estados brasileiros com maior número de inscrições para o Programa de Voluntários do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA 2014. No total, 4.935 paranaenses se cadastraram para participar do processo seletivo. 

O Brasil bateu o recorde de inscritos para o programa, com 130.919 candidatos de 147 países. Na África do Sul, foram 70 mil inscrições. Do total de interessados, 97% querem trabalhar na Copa do Mundo da FIFA e 76% na Copa das Confederações da FIFA. Além de brasileiros dos 26 estados e do Distrito Federal, há 7.450 candidatos de outros países. 

“A proximidade das competições que a FIFA fará no Brasil está movimentando todos os setores da sociedade. O número de inscritos para a seleção de voluntários mostra que os paranaense estão atentos à organização do mundial e querem contribuir para o sucesso das competições”, afirma o secretário para Assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha. 

A previsão é de que sete mil voluntários sejam chamados para a Copa das Confederações da FIFA, em 2013, e 15 mil participem das atividades da Copa do Mundo no ano seguinte. A partir de novembro o COL entrará em contato com os candidatos que se inscreveram para trabalhar no primeiro torneio. A segunda etapa do processo de seleção ocorre em dezembro. Para o mundial de 2014, o processo se repete no final do ano que vem. 

“Estávamos confiantes em relação ao sucesso do programa de voluntários pelo altruísmo e pela paixão por futebol que caracterizam o povo brasileiro, mas nem a nossa previsão mais otimista apontava mais de 130 mil interessados”, afirma o diretor-executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade. 

Veja abaixo mais números do Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA. 

Os dez estados brasileiros com o maior número de inscritos: 

SP: 33.208 

RJ: 18.763 

MG: 13.247 

DF: 8.496 

BA: 8.228 

RS: 7.069 

CE: 5.903 

PE: 5.543 

PR: 4.935 

AM: 4.299 

Os dez países com o maior número de inscritos: 

Colômbia: 908 

Argentina: 509 

Espanha: 504 

México: 500 

Estados Unidos: 482 

Polônia: 458 

Peru: 331 

China: 282 

Alemanha: 247 

Ucrânia: 165 

AE

Universidade de Ponta Grossa abre concurso público para professor de Medicina

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abre nesta quinta-feira (27/9) as inscrições para o concurso público de provas e títulos para contratação de professores para o Departamento de Medicina. No total são 37 vagas para 20 áreas de conhecimento, com destaque para a área de Medicina da Família e Comunidade, que oferta 11 vagas (20 horas semanais). 

Os interessados devem se inscrever até 15 de outubro, através do endereço www.uepg.br/concurso. A taxa de inscrição, no valor de R$ 180, deverá ser recolhida na Caixa Econômica Federal, via boleto bancário impresso pelo candidato. 

Para o acesso ao boleto bancário, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição e o plano de trabalho (no máximo em duas laudas, contendo as intenções do candidato no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas na instituição). A ficha de inscrição acompanhada de documento oficial de identificação com foto deverá ser apresentada à banca examinadora para ingresso ao local de provas, marcadas para os dias 11, 12 e 13 de novembro. 

Durante o período de inscrições, a UEPG disponibilizará na internet as informações pertinentes ao concurso. Entre elas, a lista de temas, inclusive bibliografia sugerida para os exames de provas; instrumentos de avaliação (prova escrita, prova didática com arguição, exame de títulos, defesa da produção acadêmica e plano de trabalho e prova prática, quando houver); e outros documentos e informações julgados necessários, além dos locais de provas. Para a prova de títulos, o candidato deverá entregar à banca examinadora, cópia comprobatória do currículo Lattes. Documentos expedidos por instituição estrangeira serão considerados somente quando traduzidos para a língua portuguesa. 

Para efeitos de habilitação, o candidato deverá atingir média igual ou superior a 7, em cada uma das etapas do exame de provas; A nomeação dos classificados, respeitado rigorosamente o número de vagas e a ordem de classificação, bem como a anuência das vagas autorizadas, ocorrerá pelo governo do Estado a partir de 2013. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogável uma vez, por igual período. 

Mais informações sobre número de vagas por área de conhecimento, regime de trabalho titulação exigida e remuneração podem ser obtidas no endereço www.uepg.br/concurso, acessando do Edital CCCPPD nº 02/2012 – Abertura de Inscrições – Medicina.

Ae Paraná

domingo, 23 de setembro de 2012

Preço do modernismo: Crianças preferem o Google aos pais para tirar dúvidas

Nem professor nem pai nem mãe nem parente algum. Quando os alunos têm dúvidas, o campeão de audiência e de credibilidade é o Google. A constatação é de uma pesquisa realizada por um instituto britânico que ouviu 500 crianças com idades entre 6 e 15 anos. Do total de entrevistados, 54% preferem consultar o buscador quanto precisam checar alguma informação. E as descobertas não pararam por aí: mais de um terço (34%) das crianças não acredita que seus pais sejam capazes de ajudá-las a fazer o dever de casa; 14% não acham seus pais inteligentes.
Isso se deve, além da popularização da internet, a outras duas razões, avalia a psicóloga Natércia Tiba: a menor disponibilidade dos pais e a tendência imediatista das novas gerações. "De modo geral, pai e mãe estão no mercado de trabalho, logo não estão tão à disposição. Soma-se isso ao fato de essas crianças crescerem num ambiente em que tudo é fornecido muito rápido e está explicada a popularidade do Google. Quem é que vai querer olhar no índice de uma enciclopédia?"
De fato, a pesquisa mostrou que, imersos no mundo tecnológico, grande parte desses estudantes também passa bem longe dos materiais impressos de consulta: 19% deles não sabem o que é um dicionário impresso e 45% nunca usaram uma enciclopédia. Aliás, desconhecem até o significado do termo. Numa tentativa de adivinhar o que seria uma enciclopédia, as respostas foram de meios de transporte a instrumento cirúrgico.
A pesquisa, como se imagina, não vale só para a Grã-Bretanha. Unanimidade mundial, o site de buscas também é a página inicial de muitas crianças brasileiras. É o caso de Carlos Alberto Koji Kamei Ohara, de 10 anos. Aluno do 5º ano do ensino fundamental no Colégio Santa Maria, há três anos ele usa o Google todos os dias para fazer a tarefa de casa. "Aos 8 anos, eu aprendi a pesquisar. E me ajuda muito, principalmente em português, história e geografia. E não sou só eu que gosto. Todos os meus amigos também usam", diz.
Mas sem o truque do "ctrl-C, ctrl-V". O garoto explica que, para cada tema que precisa estudar, lê o conteúdo de pelo menos dois ou três links e depois reescreve com suas próprias palavras. Mas dá para confiar nas informações? "Quase sempre."
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Vacina contra malária começa a ser testada em humanos em 2013

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), vinculado ao Ministério da Saúde, já começou a fase de ensaios pré-clínicos em animais para verificar a eficiência da vacina contra a malária no Brasil. Essa é a etapa preliminar necessária para iniciar testes clínicos em voluntários, disse à Agência Brasil o chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária do IOC, Cláudio Tadeu Daniel Ribeiro.
Ele estima que os ensaios clínicos em humanos poderão começar a ser feitos em 2013. O especialista salientou, porém, que essa fase de operação do projeto é complicada, porque requer uma infraestrutura específica. Entre os requisitos a serem cumpridos estão o consentimento dos voluntários, conhecimento dos riscos, além de questões como biossegurança. A ideia dos pesquisadores do IOC é chegar a uma vacina que possa, ao mesmo tempo, proteger contra a malária e a febre amarela.
Embora uma corrente de pesquisadores considere que não é necessário fazer ensaios pré-clínicos em primatas, Cláudio Ribeiro defendeu a necessidade dessa etapa. "Estamos, de fato, pensando que seja possível vislumbrar simultaneamente testes em humanos, desde que eles tenham se mostrado promissores no modelo de primatas."
As doenças tropicais negligenciadas, entre as quais está a malária, serão tema do 18º Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, promovido pela Federação Internacional de Medicina Tropical (IFMT) e pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), em parceria com o IOC. O encontro começa neste domingo à noite, no Rio de Janeiro.
A região Amazônica concentra 99,8% dos casos de malária registrados anualmente no Brasil. No ano passado, somente na Amazônia, o número de casos atingiu 263 mil, contra 320 mil, em 2010. "Na Amazônia, eu digo que não é mais o mosquito que invade as casas do homem, como o mosquito da dengue. É o homem que invade a casa do mosquito, porque dentro da floresta, você não pode pretender eliminar o mosquito. A solução é reduzir a área de contato", afirmou.
Segundo ele, de 807 municípios amazônicos, 57 respondem por 80% dos casos de malária do Brasil, o que equivale a 7% das cidades da região. Desse total, quatro municípios respondem por 25% dos casos. "Isso é um absurdo completo", destacou. Essas cidades estão concentradas nos Estados do Amazonas, Pará, de Rondônia e do Acre. "As prefeituras não investem como deveriam", disse.
Um dos painéis do congresso debaterá o desafio do controle de doenças durante os eventos internacionais que ocorrerão no Brasil e no Rio de Janeiro nos próximos anos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O trabalho envolve, em primeiro lugar, a diminuição do contingente de pessoas doentes, sugeriu Ribeiro. "O ideal é conseguir diminuir a transmissão e a extensão da doença e a dimensão do problema no país. Todos vão ser beneficiados: a população local e os viajantes."
Uma segunda operação envolve o mapeamento dessas doenças, para que os indivíduos saibam qual é o risco e para que as autoridades de outros países e organismos internacionais possam fazer recomendações de procedimentos preventivos. Os desafios são de ambas as partes, de acordo com Ribeiro, porque se trata também de evitar que doenças sejam trazidas pelos viajantes estrangeiros.

Agência Brasil

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cine Teatro Municipal Rachel Costa já abriu às portas ao público

O prefeito José Baka Filho inaugurou na noite desta quinta-feira (20) o Cine Teatro Municipal Rachel Costa em Paranaguá. Uma noite cheia de surpresas e apresentação da Peça “O Auto da Compadecida”.

O Cine Teatro foi inaugurado pelo prefeito, pela diretora de Cultura da Fundação Municipal de Cultura Olga Maria Castro, pelo presidente da Fundação, Maurício Cruz, representando o secretário de Estado da Cultura Paulino Viapiana, e pelos artistas parnaguaras de variadas áreas artísticas.

Além de secretários municipais, vários convidados prestigiaram o evento e na sequência da inauguração participaram de um coquetel. Gisele Rizental, ex-aluna de Rachel Costa e concertista renomada internacionalmente também estava na solenidade e foi homenageada.

Para celebrar este fato histórico, a Fumcul preparou uma surpresa aos convidados com uma apresentação de jovens artistas parnanguaras com flash mob (uma dança que mistura variados ritmos). O Coral Municipal de Paranaguá também esteve presente onde cantaram o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Paranaguá.

Olga Maria e Castro, diretora de cultura da FUMCUL estava muito emocionada na inauguração. " Um sonho lindo que se realiza hoje, felicidade é poucvo. Parab[ens a todos".

Juntamente com a inauguração do Cine Teatro Rachel Costa, dá-se início também ao 3º Festival de Teatro de Paranaguá (Festpar) com uma vasta programação até o dia 27 de setembro.

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, James Berlim, a inauguração do Cine Teatro é um sonho desde que assumiu suas funções na FUMCUL e será sempre um marco histórico para a cidade. “Este é um dos teatros mais lindos do Estado e estar inaugurando hoje é fantástico. Ele será muito bem usado por todos os artistas que não tinham onde se apresentar”.

O vice-prefeito municipal Fabiano Vicente Elias disse que investir na educação é mostrar que a história e a memória ficam garantidas. “Paranaguá estava carente de um Teatro e hoje eu vejo a inauguração deste Teatro e poucas cidades brasileiras tem um teatro e o nosso com toda esta estrutura maravilhosa. Parabéns a prefeitura e a tosos os envolvidos”.

Arquiteto da prefeitura que esteve sempre envolvido na obra do Cine Teatro, Luiz Marcelo Bertoli de Mattos também falou sobre a inauguração.” Pra mim é um momento muito especial porque falo como arquiteto e artista e participei desta sementinha para criar este teatro e eu parabenizo nosso prefeito por ter conseguido a conclusão desta obra e a cidade nunca vai esquecer nunca disso”.

Gisele Rizental bastante emocionada falou da satisfação de estar representando a família de Rachel Costa. “Pra mim é muito importante estar aqui, eu que convivi muito com ela e ver este sonho se realizando. Rachel Costa merece e estou feliz duplamente hoje, por mim e por ela”.

Mauricio Cruz, representando o secretário de Estado da Cultura, falou que o Cine Teatro Rachel Costa é uma grande conquista feita pelo prefeito José Baka Filho. “Parabéns prefeito Baka pela vontade de colocar na cidade uma obra como esta que venho acompanhando há dois anos e Paranaguá é uma cidade que merece este Teatro, moderno com melhores equipamentos possíveis”.

O prefeito José Baka Filho agradeceu a todos os envolvidos no Teatro, desde os artistas, até os arquitetos da prefeitura e a desapropriação do espaço há muitos anos atrás e até a vinda dos Recursos Federais e as contrapartidas do município em investimentos altíssimos. “Essa é uma das últimas obras que eu entrego e tenho orgulho disso e hoje é dia de alegria e festa, onde eu agradeço a todos pela cultura e a educação que proporcionamos para nossos cidadãos”.

O Cine Teatro Rachel Costa teve investimentos do Governo Federal, empréstimos do Governo do Estado e muito investimento do município.

Assim que o prefeito e convidados descerraram a placa e o teatro foi oficialmente inaugurado, todos puderam ver os artistas parnanguaras. Chicão do Cavaco se apresentou junto aos demais, quando leram o Manifesto do Artista e na sequência, os atores da UFPR apresentaram “O Auto da Compadecida”.

O Cine Teatro Rachel Costa tem 539 lugares e 1.800 metros quadrados de espaço físico, várias salas, diversos camarins, acomodações para artistas, banheiros e outras instalações. Recebeu este nome em homenagem a uma professora muito dedicada às artes e a música e que dedicou parte de sua vida ensinando música e muitas vezes investindo de seu próprio bolso. Rachel Costa faleceu no dia 13 de junho de 2005 em Curitiba.


Jornalista: Rafaela Cunha

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Faculdade de Artes do Paraná abre inscrições para vestibular

Estão abertas, desde o dia 15 deste mês, as inscrições para o vestibular da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba, que oferece os cursos de Artes Cênicas, Cinema e Vídeo, Dança, Música Popular e Musicoterapia (bacharelado) e licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. As inscrições permanecem abertas até o dia 15 de outubro. 

A primeira fase das provas será realizada no dia 28 de outubro; as provas são de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) e Conhecimentos Artístico-Culturais. Na segunda fase, dos dias 3 a 7 de dezembro, serão realizados os testes de Habilidade Específica (THE), de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre conteúdo da área do curso escolhido pelo candidato. O valor da taxa de inscrição ao é de R$ 90,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária (preferencialmente em casas lotéricas) até o dia 16 de outubro. 

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher somente uma opção de curso, e, no caso de música, deve indicar o instrumento musical que será usado. 

Mais informações no site www.fap.pr.gov.br ou pelo telefone 3250-7322.

Faculdade de Artes do Paraná abre inscrições para vestibular

Estão abertas, desde o dia 15 deste mês, as inscrições para o vestibular da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba, que oferece os cursos de Artes Cênicas, Cinema e Vídeo, Dança, Música Popular e Musicoterapia (bacharelado) e licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. As inscrições permanecem abertas até o dia 15 de outubro. 

A primeira fase das provas será realizada no dia 28 de outubro; as provas são de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) e Conhecimentos Artístico-Culturais. Na segunda fase, dos dias 3 a 7 de dezembro, serão realizados os testes de Habilidade Específica (THE), de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre conteúdo da área do curso escolhido pelo candidato. O valor da taxa de inscrição ao é de R$ 90,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária (preferencialmente em casas lotéricas) até o dia 16 de outubro. 

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher somente uma opção de curso, e, no caso de música, deve indicar o instrumento musical que será usado. 

Mais informações no site www.fap.pr.gov.br ou pelo telefone 3250-7322.

Faculdade de Artes do Paraná abre inscrições para vestibular

Estão abertas, desde o dia 15 deste mês, as inscrições para o vestibular da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba, que oferece os cursos de Artes Cênicas, Cinema e Vídeo, Dança, Música Popular e Musicoterapia (bacharelado) e licenciatura em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. As inscrições permanecem abertas até o dia 15 de outubro. 

A primeira fase das provas será realizada no dia 28 de outubro; as provas são de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol) e Conhecimentos Artístico-Culturais. Na segunda fase, dos dias 3 a 7 de dezembro, serão realizados os testes de Habilidade Específica (THE), de caráter eliminatório e classificatório, versando sobre conteúdo da área do curso escolhido pelo candidato. O valor da taxa de inscrição ao é de R$ 90,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária (preferencialmente em casas lotéricas) até o dia 16 de outubro. 

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher somente uma opção de curso, e, no caso de música, deve indicar o instrumento musical que será usado. 

Mais informações no site www.fap.pr.gov.br ou pelo telefone 3250-7322.

Passagem de barco para Ilha do Mel vai ter reajuste


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Greve dos bancários começa nesta terça-feira

Os bancários iniciam na manhã desta terça-feira (18) uma greve por tempo indeterminado e diversas agências bancárias devem ficar fechadas. O movimento é nacional e deve afetar clientes em todo o país. A previsão dos sindicalistas é que a paralisação seja longa pela falta de negociação entre os trabalhadores e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
O movimento grevista foi definido em assembleias realizadas na terça e na quarta da semana passada, que decidiram dar até esta segunda-feira (17) para receber uma contraproposta dos bancos. Segundo o Sindicato dos Bancários, as entidades patronais não entraram em contato nem fizeram contraproposta após a decisão pela paralisação e a categoria decidiu por iniciar a greve. Os trabalhadores querem aumento salarial de 10,25% (aumento real de 5%), mas os bancos ofereceram 6% (aumento real de 0,58%).
Os funcionários também reivindicam participação nos lucros de três salários mais R$ 4.961,25, piso salarial do Dieese (R$ 2.416,38) e vales alimentação e refeição de R$ 622, entre outras solicitações. Os bancários entregaram a pauta com as reivindicações no dia 1º de agosto; a data-base da categoria é 1º de setembro. Após nove rodadas de negociação com a Fenaban, não houve acordo para o índice de reajuste.
Curitiba e Região
Na Grande Curitiba, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, o movimento terá forte adesão. "Não existe reunião agendada com os banqueiros e nem um indicativo para isso. A insatisfação é grande em todo o país, por isso a aposta na greve é muito forte", salienta Otávio Dias, presidente do sindicato local.
Na última quarta-feira (12), a categoria rejeitou a proposta dos banqueiros de reajuste de 6% (0,58% de aumento real). De acordo com Dias, as agências ficarão fechadas a partir desta terça, mas o atendimento por meio de caixas eletrônicos continuará a funcionar normalmente. "Não queremos prejudicar aposentados. Eles terão ao autoatendimento funcionando para que possam sacar seus benefícios", disse.
Segundo balanço do Dieese, quase a totalidade das categorias (97%) que fecharam acordo no primeiro semestre do ano tiveram aumento real e a média de aumento real recebido foi de 2,23% --o melhor resultado das negociações salariais acompanhadas pelo órgão desde 1996. Os bancários argumentam que os altos executivos dos quatro principais bancos --Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander-- deve crescer 9,7% entre 2011 e 2012.

Gazeta do Povo

Procon multa site de compras coletivas em R$ 1,4 milhão

O Procon-PR multou o site de compras coletivas Groupon em R$ 1,4 milhão. De acordo com o órgão estadual de defesa do consumidor, de janeiro a agosto foram registradas 221 reclamações contra o site e as audiências com o fornecedor não resolveram os problemas apontados pelos consumidores.

A maior parte das reclamações registradas refere-se ao descumprimento dos contratos firmados com o site de compras coletivas e à dificuldade na solução dos problemas. Conforme registrado pelo Procon, nem o site nem os parceiros dão retorno para os usuários. Devido à falta de solução e à quantidade de consumidores que reclamam do serviço, o Procon decidiu pela multa administrativa.

De acordo com Cila de Fátima Mendes dos Santos, responsável pela Divisão Jurídica do Procon, “a conduta da empresa contraria as disposições do Código de Defesa do Consumidor, por desrespeitar vários direitos previstos na lei, entre os quais o cumprimento das ofertas realizadas pelos fornecedores”.

À empresa, cabe recurso na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Caso o Grupon não entre com o pedido ou a secretaria decida manter a multa, a empresa deverá fazer o pagamento ou será inscrita na dívida ativa do Estado.

AE Paraná

Cliente já pode tirar segunda via da fatura de água pela internet em Paranaguá


A partir de agora, os clientes da CAB Águas de Paranaguá contam com dois serviços que trazem mais comodidade: a impressão da segunda via da fatura de água a partir do site da empresa (www.cabaguasdeparanagua.com.br) e autoatendimento na sede da CAB, por meio de um terminal de computador. 

Os dois serviços, lançados por ocasião do dia do cliente (15 de setembro), visam ajudar os usuários dos serviços de água e esgoto de Paranaguá a economizar tempo.  “Percebemos que muitos clientes precisavam ir até a nossa central de atendimento apenas para retirar a segunda via," diz a coordenadora comercial da CAB, Amália Ferreira. "Agora, o documento pode ser obtido sem o usuário precisar sair de casa ou do trabalho. No caso do terminal, o cliente que vem até a empresa pode optar por resolver seus problemas por meio do totem de autoatendimento”.

Ao acessar o site da CAB (http://www.cabaguasdeparanagua.com.br), o cliente interessado em emitir a fatura deve procurar no lado esquerdo o ícone Emissão de 2ª Via de Fatura. Depois, basta digitar o número da conta com dígito verificador e gerar o documento. O mesmo procedimento deve ser feito no  totem de autoatendimento instalado na sede da CAB.

Campanha de Trânsito em Paranaguá enfatiza o uso da faixa de pedestres

Começa hoje em todo o país a Campanha Nacional de Trânsito, apresentando dados alarmantes sobre o número de mortes por acidentes no país.Atualmente cerca de 2 milhões de brasileiros já morreram no trânsito, fora os que ficaram com sequelas após acidentes e as vítimas.

Em Paranaguá a campanha vai enfocar a questão do uso da faixa de pedestre, não só para os motoristas, mas para o próprio pedestre.A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, através do Departamento Municipal de Trânsito, em parceria com o 9º Batalhão de Polícia Militar farão o trabalho de conscientizar os cidadãos sobre as leis do trânsito.

Veja a programação abaixo:

Entre os dias 17 e 21 de setembro haverá pela cidade em diversos horários a partir das 9h operações educativas com distribuição de panfletos e adesivos.

Já entre os dias 24 e 27 de setembro acontecerão nas escolas estaduais e municipais a operação educativa.
Dia 28 de setembro haverá uma grande passeata a partir das 9h que começa na Praça Portugal, pela Coronel Elísio Pereira até a Praça Fernando Amaro.

Dia 30 de setembro acontecerá um grande passeio ciclístico com saída às 9h da Praça de Eventos 29 de Julho até a Sambaqui Veículos. 

Jornalista: Rafaela Cunha

domingo, 16 de setembro de 2012

3º Edição do Festival de Teatro de Paranaguá começa nesta quinta-feira (20)eDIÇÃO DO

A prefeitura Municipal de Paranaguá através da Fundação Municipal de Cultura (FUMCUL) convida toda a população para a inauguração do Cine Teatro Rachel Costa nesta quinta-feira dia 20 junto com a abertura do 3º Festpar.

Veja abaixo a programação do evento que conta com workshops, palestras e cursos culturais e artísticos:

Paraná propõe antecipar vacinação contra gripe e incluir menores de seis anos

A Secretaria da Saúde do Paraná vai solicitar ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha de vacinação contra as influenzas no Estado e a inclusão de crianças menores de seis anos entre os grupos prioritários para receber a imunização. O objetivo é intensificar as ações preventivas para evitar surtos maiores da doença.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a proposta leva em conta a vulnerabilidade da região Sul em relação às síndromes respiratórias, o que requer uma atenção especial. Paz afirmou que o período de aplicação da vacina, em maio e junho, é impróprio para os estados do Sul. “Temos uma situação climática diferente e a partir de março as temperaturas começam a cair e os riscos aumentam”, disse ele.

As propostas serão encaminhadas ao ministério após o término do I Seminário Paranaense sobre Síndromes Respiratórias Agudas, que está acontecendo em Curitiba nesta sexta e sábado (14 e 15). O evento é um espaço aberto para a discussão das estratégias desenvolvidas pelo governo do Paraná no enfrentamento da gripe e outras doenças respiratórias.

AE Paraná

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Construção de ponte provoca desvio em trecho da BR-277 em Morretes

A construção de uma ponte sobre o rio Sambaqui, em Morretes, no Litoral do estado, faz com que o tráfego sofra um pequeno desvio na rodovia BR-277, no trecho onde a obra é realizada. Segundo a concessionária Ecovia, a obra deve ser concluída até dezembro, antes do início da temporada de verão.
A concessionária informou que as duas faixas da pista sentido Paranaguá estão bloqueadas, entre os quilômetros 24 e 25. O tráfego para quem for ao Litoral é desviado para a pista sentido Curitiba, que fica em mão dupla neste trecho.

Gazeta do Povo

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Termina a greve da UFPR após 120 dias sem aulas


Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) suspenderam nesta quinta-feira (13) a greve da categoria iniciada há 120 dias. A decisão foi tomada em assembleia no Teatro da Reitoria pela maioria dos mais de 400 docentes que participaram da sessão. De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, as aulas deverão ser reiniciadas nesta segunda-feira, 17 de setembro, data definida na sessão sindical pelos professores. Na próxima semana, uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição (Cepe) legitimará o dia proposto e redefinirá o calendário, suspenso em 29 de junho.
O encerramento do movimento foi causado principalmente pela insatisfação de muitos docentes em relação ao sindicato e também por pressão de vários representantes da sociedade. Nesta manhã, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra a UFPR, o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) e a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr) para que as aulas dos dois últimos períodos de todos os cursos oferecidos pela instituição fossem retomadas e pediu ainda que fosse aplicada multa diária de R$ 5 mil para cada réu.
A exemplo do que está acontecendo em outras universidades do Brasil, as aulas de reposição do primeiro semestre devem se estender até o fim de outubro, inclusive aos sábados. Logo em seguida começaria o período relativo ao segundo semestre, que terminaria em abril de 2013, provavelmente com um recesso de 21 de dezembro a 9 de janeiro.

Gazeta do Povo

Atletas parnanguaras de Corrida de Aventura são líderes no ranking brasileiro

Os dois atletas parnanguaras da equipe de Corrida de Aventura Santa Ritta Adventure apoiados pela Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) Jefferson Ozogovski e Gerson dos Santos ficaram em segundo lugar no Chauás 300 que aconteceu no último final de semana na região do Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira, em Iporanga, São Paulo.

A dupla da cidade com esta classificação passa a ser a primeira do ranking brasileiro e esta etapa valeu para a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Corridas de Aventura e pelo Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.

A história desta dupla que têm uma parceria de oito anos é bastante interessante. Gerson e Jefferson sempre foram amigos e o esporte os uniu ainda mais e quando decidiram pela Corrida de Aventura a batalha começou em busca de apoiadores, já que segundo eles, o esporte tem um custo elevado, porque os equipamentos especiais são caríssimos.

Para se ter uma idéia de como os equipamentos utilizados por eles fazem a diferença, segundo Gerson, nesta última competição, a Chauás, eles sentiram que a bicicleta da dupla que venceu era bem melhor do que a deles. “Nós sentimos que eles tinham uma bicicleta de excelente qualidade, a nossa também é boa, mas na hora de colocar nas costas, eles tiveram a vantagem sobre nós”.

O empenho da dupla vai além da canoagem, corrida, natação, montanhismo entre outros esportes que englobam a Corrida de Aventura, Gerson e Jefferson só conseguem conciliar trabalho, família e esporte porque tem o apoio principal, o da família e amigos. “Nós treinamos todos os dias, trabalhamos e nossa família nos dá todo o apoio, se não dessem, seria impossível tudo isso dando certo ao mesmo tempo, a gente leva esposa e filhos em algumas competições”. Explica Jefferson. 

Na Chauás, os parnanguaras realizaram a prova em 35 horas, mas segundo Gerson, este tipo de prova geralmente se realiza em 48 horas, pelo desgaste e pelo trecho. “Esta prova surpreendeu até mesmos organizadores e nós também porque não tínhamos equipe de apoio e nós mesmos levamos a nossa comida, sem auxílio de ninguém”.

Sem apoio no esporte seria muito difícil seguir em frente e agora os atletas vem contando com o apoio da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes). Para o presidente da Fundesportes Valmir Martins, a determinação dada pelo prefeito Baka de que esporte é para todos em Paranaguá não poderia ser diferente também para o remo, uma das modalidades principais da Corrida de Aventura e está sendo dado agora este apoio a esta dupla vencedora.” Não poderia ser diferente com o Gerson e o Jefferson, uma dupla que batalha pelo seu esporte e se superam a cada competição”. 

Competições

Participaram desta Chauás 170 atletas em várias categorias e Gerson e Jefferson ficaram em segundo lugar em suas categorias, mas foram os 3º na classificação geral. Além disso, os primeiros do ranking brasileiro de Corrida de Aventura. 

Nos próximos dias 22 e 23 de setembro os atletas vão para mais uma aventura, desta vez partem de São Luiz do Purunã em Santa Catarina e terminam a prova em Ponta Grossa.


Jornalista: Rafaela Cunha 

Vamos caminhar?! 1ª CAMINHADA DA PRIMAVERA UNIMED!

" Hábitos Saudáveis, Pratique esta ideia! " 

Dia 23 de Setembro (Domingo)
concentração a partir das 08:30 - PERCURSO: 3.6 KM!

Não se esqueça do protetor solar, viseira ou boné!!!

Realização: Medicina Preventiva Unimed - Apoio: MASSA FM!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cine Teatro Rachel Costa inaugura dia 20 de setembro e terá o Auto da Compadecida

Agora é oficial, o Cine Teatro Rachel Costa inaugura no dia 20 de setembro, junto com a estréia do maior evento cultural do litoral do Estado, o 3º Festival de Teatro de Paranaguá- FESTPAR que é organizado e feito pela Fundação Municipal de Cultura.

A inauguração do Rachel Costa, segundo a diretora de Cultura da Fundação Municipal de Cultura (FUMCUL) Olga Maria Castro em imprensa coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (12), está sendo muito esperada pelos artistas locais e muitos do Estado e dos grandes centros culturais como Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo a diretora, a peça “O Auto da Compadecida“ abrirá o Festival de Teatro juntamente com a inauguração do espaço que comporta 539 pessoas confortavelmente sentadas. “Nossos artistas estão aí esperando o Cine Teatro para se apresentarem e já recebemos tantos contatos de artistas famosos para virem aqui, só temos a agradecer”.

O Cine Teatro Rachel Costa tem 1.800 metros quadrados de estrutura, com saladas diversas, camarins, um palco imenso e espaço para muitos artistas, inclusive descansarem antes das apresentações.

Nesta terceira edição, de acordo com a organização, a procura aumentou muito, não só para as apresentações, mas também para as vagas nos cursos e workshops que são feitos durante o evento que acontecerá a partir do dia 20 de setembro.

Para este grande evento, os artistas locais e a FUMCUL estão preparando um grande espetáculo pelas principais ruas do centro da cidade com diversas apresentações. “Teremos malabares, cospe fogo, teatro, dança, tudo isso nas ruas da cidade até chegarem ao Cine Teatro para receber este público lindo da nossa cidade que tanto espera esta inauguração”.

Serão apresentadas no Festival 29 peças do litoral do Estado, Curitiba e do Rio de Janeiro. Paralelamente acontecerá o Festival de Bonecos, que também faz parte do Festpar, do dia 20 ao 27 de setembro.

A surpresa para este ano no Cine Teatro vem do Festival internacional de Jazz que será em Paranaguá, um evento renomado que traz consigo uma grande gama de artistas consagrados pelo mundo. Segundo Olga, " ganhamos da Secretaria de Estado da Cultura o braço do Festival de Jazz. Ele será aqui em Paranaguá no nosso Teatro".

Classificação do Festpar

Se classificaram para esta terceira edição do Festpar 12 espetáculos concorrentes. São eles: A Bela Adormecida, Curitiba no Baú, Dia de Trovão e Sol, Electra, Lendário Caiçara, Mulher de Fases, Não me Freud, Rir na Crise, Renezinha, Show do Milho Grande, Sin- Fonia Y Solo Para Payazo e 2 Perdidos.

O festival vai oferecer oficinas e workshops de técnica vocal para atores, desconstruindo a personagem, cenografia e hip hop. Ambas serão realizadas entre os dias 23 e 26 de setembro no Cine Teatro.

As inscrições se encerraram na semana passada e segundo a Fumcul cerca de 40 atividades das mais diversas áreas teatrais serão oferecidas ao público e participantes e totalmente gratuitos.

As apresentações não serão apenas no Cine Teatro, diversos locais da cidade serão palco das peças de teatro, mas estes locais ainda estão em sigilo e serão divulgados na coletiva de imprensa realizada amanhã pela FUMCUL.


Jornalista: Rafaela Cunha

terça-feira, 11 de setembro de 2012

SUS amplia lista de distribuição de remédios para artrite


O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que vai distribuir pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cinco novos medicamentos para artrite reumatoide: o abatacepte, certolizumabe pegol, golimumabe, tocilizumabe e rituximabe.
Atualmente, a rede pública disponibiliza dez remédios para o tratamento da doença, em 15 diferentes apresentações. As drogas diminuem a atividade da artrite reumatóide, previnem a ocorrência de danos irreversíveis nas articulações, aliviam as dores e melhoram a qualidade de vida do paciente.
De acordo com o ministério, a incorporação dos remédios vai possibilitar que as pessoas que sofrem da doença tenham acesso a todas os medicamentos biológicos (produzidos a partir de células vivas) disponíveis no mercado.
Ainda segundo a pasta, a inclusão das novas drogas deve ampliar a oferta de tratamento para pacientes que não respondem aos remédios convencionais ou que apresentam intolerância às demais terapias.
O governo gasta, em média, R$ 25 mil por ano com cada paciente que utiliza medicamentos biológicos. Com a inclusão, o custo do tratamento por paciente pode cair para até R$ 13 mil por ano. Em 2011, foram investidos R$ 1 bilhão na compra de medicamentos biológicos para a doença.

Agência Brasil

Governo do Paraná autoriza concurso para contratação de 423 agentes penitenciários

O governador Beto Richa autorizou a realização de concurso público para a contratação de 423 agentes penitenciários. O objetivo é substituir os 423 agentes contratados temporariamente por meio de Processo Seletivo Simplificado realizado no final do ano passado.

Os novos funcionários irão se somar aos 3.126 agentes penitenciários concursados que já atuam em 28 unidades penitenciárias da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O salário bruto inicial é de R$ 3.568,45. 

As datas das inscrições e das provas ainda serão definidas pela Secretaria da Justiça.

NOVAS UNIDADES – O último concurso público para agentes penitenciários realizado pelo Governo do Paraná foi em 2004. Agora, é necessário ampliar o quadro, não apenas para preencher vagas abertas por aposentadorias e exonerações, mas para garantir o funcionamento de novas unidades prisionais inauguradas este ano, como a Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste e a ala da Penitenciária Central do Estado, em Piraquara.

AE Paraná

Trapiche da Nova Brasília está sendo reconstruído na IIha do mel

Uma reivindicação bastante antiga não só dos maradores, da prefeitura de Paranaguá e dos próprios frequentadores da Ilha do Mel saiu do papel. Trata-se na revitalização do trapiche central de Nova Brasília na Ilha do Mel.

A construção do trapiche é a cargo do Governo do Estado que nesta semana já deu início ás obras e no máximo em 60 dias, segundo a administradora da Ilha do mel, Suzane Albino, deve ficar pronto.

Rafaela Cunha

Receita libera consulta ao quarto lote de restituição do IR 2012


A Receita Federal liberou nesta terça-feira (11) a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda deste ano e também disponibilizou a consulta a lotes de 2008, 2009, 2010 e 2011. 
No total, serão depositados, na próxima segunda-feira (17), R$ 1,8 bilhão, beneficiando 1,9 milhão de contribuintes em todo o país. No Paraná, 124.165 contribuintes serão beneficiados com a liberação de R$ 102,3 milhões.
Os contribuintes que não entraram nas relações de restituição liberadas até o momento devem verificar no extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 se existem pendências ou outros motivos para a retenção em malha fina. O documento está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-Cac), no site www.receita.fazenda.org.br.
Caso o valor ainda não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Agência Brasil

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Correios no Paraná rejeitam proposta e operação paqdrão começa amanhã

Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Paraná rejeitaram, em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (10), a proposta apresentada pela autarquia. Os servidores decidiram ainda não entrar em greve, mas aprovaram o início, na terça-feira (11), de uma operação-padrão. Com isso, pode haver atraso na entrega de correspondências e encomendas. No Paraná, as assembleias foram realizadas nas cinco regionais dos Correios no estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR), Beatriz Fernandes, com o início da operação-padrão, os servidores cumprirão apenas o horário regular, sem fazer horas-extras e sem abrir mãos dos intervalos determinados por lei.


Os servidores devem voltar a se reunir no dia 18 de setembro, quando avaliarão uma eventual nova proposta da ECT e decidirão se entram em greve. Segundo Beatriz, a expectativa dos trabalhadores é de que a empresa melhore a oferta apresentada pelos Correios. “Os trabalhadores não querem a greve. A greve é a última alternativa. Mas se até lá [o dia 18] não tiver outra proposta, acho que a tendência é a paralisação”, apontou a diretora do Sintcom-PR.

Proposta rejeitada
A proposta apresentada pela ECT previa 5,2% de reposição salarial e aumento no vale-alimentação (que passaria de R$ 25 para R$ 26,50) e no vale-cesta (que saltaria de R$ 140 para R$ 147). De acordo com o Sintcom-PR, os funcionários defendem reposição salarial de 33%, 10% de aumento real, além de R$ 200 de aumento linear (a todas as funções). Os servidores também pedem correções nos benefícios (vale-refeição e vale-cesta), o fim das terceirizações e das horas-extras. “O que a empresa nos ofereceu estava muito abaixo do pretendido”, resumiu Beatriz.
Outro lado
Em nota emitida na tarde desta segunda-feira, antes das assembleias, os Correios afirmaram que, com o índice de reajuste proposto (de 5,2%), o salário-base inicial seria de R$ 991. Somado ao adicional que os carteiros recebem, o vencimento saltaria para R$ 1.289. Na avaliação da ECT, a proposta “garante o poder de compra”.
O comunicado ressaltava benefícios (como vales e assistência de saúde) que os funcionários recebem e afirmava que “nos últimos nove anos, os trabalhadores da ECT tiveram até 138% de reajuste salarial, sendo 35% de aumento real”.
Contingência
Os Correios anunciaram, por meio da nota, que a empresa traçou um plano de contingência para garantir a prestação dos serviços em caso de greve. Funcionários das áreas administrativas podem ser realocados temporariamente e trabalhadores temporários podem ser contratados. A empresa também pode determinar a realização de horas-extras e mutirões de funcionários para triagem e entrega de correspondências em fins de semana.

Gazeta do Povo

Asfalto da Domingos Peneda fica pronto antes do fim do mês

Na manhã desta segunda-feira (10) o prefeito José Baka Filho visitou as obras de pavimentação da Rua Domingos Peneda, a primeira via a ser pavimentada com os recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento- BID. As obras estão sendo executadas pela empresa SBS Engenharia, que venceu a licitação.

O prefeito foi acompanhado pelo coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa e engenheiro da prefeitura João Carlos de Oliveira e Silva.

A previsão de término da pavimentação da Domingos Peneda, segundo o engenheiro é antes do fim deste mês. Alguns trechos da rua já receberam novo asfalto e hoje pela manhã a equipe estava concentrada em frente ao novo prédio do DETRAN. “As obras estão correndo normalmente e estão em dia, conforme o cronograma e será finalizada entre os dias 20 e 23 de setembro”.

Assim que terminar toda a pavimentação que seguirá por toda a Domingos Peneda, um trecho que compreende cerca de 2,48 Km de via, ela receberá toda a pintura das vias com a sinalização necessária.

O prefeito Baka percorreu a Domingos Peneda e conversou com funcionários que na obra e está satisfeito com a projeção do asfalto que está sendo feito. “Está indo tudo bem e esta pavimentação seguirá conforme o cronograma das obras do BID que contemplam muitas ruas de Paranaguá com asfalto de qualidade”.

As obras do BID não contemplam apenas a pavimentação de vias, as obras são também para colocação de calçadas, revitalização de algumas ruas e sinalização horizontal, além da iluminação.

Há também outra frente de trabalho que se concentra em outra região da cidade. Outra equipe começará também esta semana os trabalhos nos Bairros Serraria do Rocha, Vila Cruzeiro e Vila Guarani. “Serão executadas obras de pavimentação e colocação de calçadas e revitalização de outras ruas daqueles bairros”. Completa João Carlos.

Nesta semana outras ruas começarão a ser pavimentadas, são a Manoel Ribas, a Rua Claudionor Nascimento e a Arthur Bernardes.

Vale lembrar que com as obras em diversas ruas da cidade o transito se dificulta um pouco e a atenção deverá ser redobrada. Os guardas do Departamento Municipal de Trânsito- Demutran estão dando auxílio e orientando a todos.


Jornalista: Rafaela Cunha