Já está em Antonina a draga que irá
realizar os trabalhos do segundo lote da dragagem dos pontos críticos do Canal
da Galheta. Também chinesa e com capacidade de cisterna para cinco mil metros
cúbicos, o equipamento irá dragar o trecho que compreende o canal de acesso até
o Porto de Antonina. O lote dois prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos
num período estimado de cinco meses de trabalho.
“Com a dragagem do canal de acesso ao
Porto de Antonina vamos conseguir ampliar a profundidade no local que deverá
ser superior a 8 metros, melhorando consideravelmente as condições de navegação
em Antonina”, explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
A Administração dos Portos de Paranaguá
e Antonina (Appa) já concluiu o primeiro trecho da dragagem dos pontos críticos
do Canal da Galheta, que compreende o trecho desde a entrada do canal até o
Porto de Paranaguá. Os trabalhos, que tiveram início em julho do ano passado,
concentraram-se em diferentes pontos do canal onde o assoreamento é mais intenso,
devolvendo o traçado original da Galheta, com 15 metros de profundidade e 200
metros de largura.
No ponto onde há o registro de
assoreamento mais constante, foi realizado um trabalho que ampliou a
sobrelargura do canal. São 1.650 metros que passaram de 200 para 225 metros de
largura. “Estamos cumprindo a determinação do governador Beto Richa de oferecer
aos usuários maior segurança na navegação e permitir que o Porto seja mais
competitivo. A conclusão desta primeira etapa dos trabalhos já apresentou resultados
como a ampliação do tamanho dos navios que podem trafegar em Paranaguá. E com a
dragagem em Antonina, estamos cumprindo o compromisso do governador com
Antonina, que há 15 anos não recebia uma obra de dragagem”, explicou Dividino.
A batimetria final dos trabalhos
mostrou que, nesta primeira fase da dragagem, foram retirados do canal cerca
2,7 milhões de metros cúbicos de sedimentos. A draga chinesa que realizou os
trabalhos já deixou o Porto de Paranaguá.
A dragagem dos pontos críticos do Canal
da Galheta tem custo total de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos
próprios da Appa.
Assessoria de Imprensa APPA
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