quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Casos de queimaduras com água-viva em Pontal do Paraná chegaram a 39



A secretaria de saúde de Pontal do Paraná fez um levantamento sobre os casos de queimaduras por águas-vivas nos balneários e detectou que nos primeiros dias de verão foram 39 pessoas queimadas, segundo números de atendimentos do Corpo de Bombeiros que auxilia o banhista no primeiro momento da ocorrência. 
A secretária municipal de Saúde Sandra Luiza Machado informou que na unidade de saúde de Pontal do Paraná duas pessoas foram atendidas após queimadura pela água viva. “Foram dois casos atendidos no posto de saúde e as demais foram encaminhadas para o Hospital Regional do Litoral em Paranaguá”.
Segundo Sandra, o banhista deve tomar o máximo de cuidado na praia e caso seja queimado, não lavar o local e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.
De acordo com o relatório do Corpo de Bombeiros, foram atendidas 01 pessoa no Balneário Assenodí, 02 em Camery, 01 em Garapari, 07 em Ipanema I, mais 08 atendimentos em Ipanema II, 03 em Praia de Leste II, 01 em Leste III, 01 em Balneário Marissol, 01 em Monções I,01 em Monções II,10 atendimentos em Shangri La I e 03 casos em Shangri La II.     
Vale ressaltar que o Ministério da Saúde dispõe de algumas orientações para casos de queimaduras por águas-vivas. As orientações são também para os profissionais da área da saúde:
No momento do atendimento, o profissional de saúde deverá remover os tentáculos usando luvas, pinça ou lâmina, e nunca tocar com a mão
nua;

Aplicar compressas de água gelada, do mar ou de gelo;

Não esfregar a região do ferimento;

A aplicação de compressas de vinagre desativa o veneno, então pode ser
aplicado;

Nunca urinar sobre o local, nem lavar com água doce;

Não aplicar qualquer outra substância sobre o local e se dirigir com urgência ao
posto de saúde mais próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário