domingo, 27 de janeiro de 2013

Polícia faz apreensão de 236 pássaros silvestres e exóticos

Através de um mandado de busca e apreensão, policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam neste sábado (26) 236 pássaros, entre silvestres e exóticos. Os animais eram mantidos em cativeiro em uma casa localizada no bairro Pilarzinho, em Curitiba. Um pessoa foi presa.

Os pássaros eram mantidos em cativeiro de forma inadequada e sem a documentação correta. De posse dos mandados, os policiais se dirigiram até a residência, por volta das 7h, e realizaram as apreensões. “Localizamos 176 pássaros exóticos como calopsitas, tomba, piriquitinho e aves argentinas, além de 60 pássaros silvestres como curió, sabiá preta, azulão, trinca ferro e papagaio”, relata o capitão Tavares.
Os pássaros estavam sem comida e mal tratados. O mau cheiro era muito forte e a sujeira visível. Encontramos ratos mortos, dois coelhos e duas aves também em estado de decomposição.O responsável pela residência, um homem de 56 anos, afirmou aos policiais que apenas criava os pássaros. Ele foi autuado e encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente e terá que pagar uma multa de aproximadamente R$ 115 mil.

Os dois pássaros encontrados mortos foram levados para a criminalística para serem analisados. “Encaminhamos as aves silvestres para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. O destino das aves exóticas deve ser decido pela Justiça”.

Rafaela Cunha com informações Agência de Notícias do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário